Tartaruga em estado de decomposição, em Taquarí, praia de Valença. Possivelmente, o animal é mais uma vítima da mancha de óleo que se espalhou pelas praias do Nordeste.

Nessa quarta-feira, 16 de outubro, o fotógrafo Jefferson Riccelli se deparou com a cena de uma tartaruga em estado de decomposição, em Taquarí, praia de Valença. Possivelmente, o animal é mais uma vítima da mancha de óleo que se espalhou pelas praias do Nordeste.

 

Tocador de vídeo

Na Ilha de Vera Cruz também já é possível encontrar vestígios do óleo que tem surgido nas praias do nordeste. No vídeo que circula nas redes sociais é possível ver imagens de uma mancha escura e densa no mar, uma pessoa com uma pá tenta retirar do mar o óleo, que algumas pessoas afirmam ser petróleo. Há uma mobilização entre a população e empresários para que seja feita a limpeza das praias. “É preocupante porque em pleno verão, nós que dependemos do turismo, isso nos afeta e muito”, afirmou Lenise Andrade ex-presidente da Associação Comercial de Vera Cruz, delegada do Sindilojas e diretora estadual da entidade,  

 A prefeitura de Vera Cruz informou em comunicado que uma equipe já foi treinada para retirar o material do mar. 

Assista ao vídeo:

As manchas de petróleo cru, já atingiram mais de 160 localidades em todos os estados do Nordeste. Afetaram a fauna, a flora, o setor de pesca local e a indústria de turismo desde 30 de agosto .