SOL FORTE, QUEIMADAS, POUCA ALIMENTAÇÃO E ANIMAIS MAGROS

O cenário de Itatim neste período do ano é este. O sol forte tem ocasionado várias queimadas na região e a pouca vegetação que serve de alimento para os animais vai ficando escassa a cada dia que passa.
O cenário se repete todos os anos e podemos constatar o estado em que se encontram os poucos animais que ficam na pastagem neste período e alguns focos de incêndio.
 

Saiba mais sobre o local: Localiza-se às margens da BR-116, na região de Feira de Santana. É cortado pelo rio Paraguaçu, distante 210 km da capital do estado, Salvador.
Por ter um clima semiárido, vegetação do tipo caatinga, e baixa pluviosidade anual, encontra-se em constante estado de riscos de seca.

O aglomerado surgiu com o aldeamento dos índios cariris, descendentes dos tupinambás, que foram expulsos da região de Pedra Branca pelos colonizadores da época.

Próximo à cidade, existe uma elevação geográfica, cujo nome é Morro da Ponta Aguda, que em tupi-guarani significa “itatim”. Daí o nome do aldeamento primitivo e que permanece até hoje.
Fonte – Criativaonline
 
Redação ptn news