SÓ A DEMOCRACIA PERMITE MANIFESTAÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO

Democracia é antídoto contra corrupção

As marchas contra a corrupção só podem acontecer em uma democracia. Só a democracia expõe a corrupção, só a democracia expõe o poder judiciário.

Democracia é antídoto contra corrupção e é por isso que as falcatruas podem ser expostas como estão atualmente. Isso é sinal de que a democracia brasileira está dando certo.

Manifestantes contra a corrupção que são simpatizantes de regimes autoritários são na verdade a favor da corrupção. O autoritarismo e as ditaduras são as formas mais eficazes de  se praticar a corrupção.

Os regimes ditatoriais só são implantados porque grupos poderosos não estão conseguindo corromper o Estado. Então, usam armas para se apropriarem dos recursos públicos. Chile, Argentina, Brasil, Líbia, Egito, todos os regimes autoritários nesses países significaram e significam a instalação da corrupção.

Somente na democracia é possível tirar a corrupção que está debaixo do tapete.

Atualmente há muito menos corrupção no Brasil e se ela aparece é porque a nossa democracia está conseguindo combatê-la, expô-la, ainda que o poder judiciário não se deu conta que vivemos uma democracia.

O poder judiciário age como se estivéssemos sobre um regime autoritário, visto que não dá satisfação à nenhuma instituição democrática. Falta à democracia brasileira uma prestação de conta do poder judiciário.  O  CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que está combatendo a corrupção no judiciário,  é uma criação da democracia. A liberdade de expressão e de imprensa é uma criação da democracia, então não há combate à corrupção sem democracia.

Não podemos ter receio da marcha contra a corrupção, mas é preciso evitar que o discurso autoritário e reacionário tome para si o discurso moralista de combate a corrupção. Só a democracia combate a corrupção.

por ptnnews

One response to “SÓ A DEMOCRACIA PERMITE MANIFESTAÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO

Comentários fechados