Sem leitos, pessoas estão morrendo nas ambulâncias em Salvador, afirma médico em vídeo

Um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Salvador utilizou as redes sociais, na noite desta quarta-feira (3), para relatar a atual situação do sistema de saúde na capital diante do agravamento da pandemia da Covi-19. Há pelo menos duas semanas, as autoridades de saúde tem apontado para a possibilidade de colapso. De acordo com o relato feito por Pedro Julião, o paciente aguardou por 8h sob cuidados dentro da ambulância até que uma vaga fosse viabilizada em uma unidade hospitalar.

“Estamos com o paciente dentro da ambulância com desconforto respiratório, fazendo uso de oxigênio suplementar e máscara não renalante. Salvador nãoo tem vaga para a gente levar os pacientes. Por favor, entendam que a situação é gravíssima, nós chegamos no limite da ocupação dos leitos”, apela o profissional de saúde.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde da capital baiana, na tarde desta quinta-feira (4), 508 dos 599 leitos de UTI Covid-19 adulto estão ocupadas. No que se refere aos leitos clínicos, a ocupação é de 337 do total de 396. Já nos leitos pediátricos, do total de 27 UTIs, 17 estão ocupadas. Quanto aos leitos clínicos de atendimento pediátrico exclusivos ao atendimento da Covid-19, 32 dos 37 disponíveis já estão em uso.

“Sabemos que a necessidade do isolamento social é muito importante. Eu entendo que os comerciantes, as pessoas que trabalham no mercado informal precisam levar comida para casa, mas agente tem que pensar que a vida humana é mais importante que isso. As decisões do governo do estado e da prefeitura de ter esse perfil de isolamento social, lockdown, toque de recolher, a intenção é isolamento. Faça a sua parte. A situação é real e precária. Não duvide que não temos vagas”, apela Julião em vídeo.