Se chegar hoje, vacina de Oxford será distribuída sábado aos estados, garante Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou sobre a chegada das doses da vacina de Oxford, desenvolvida com a farmacêutica AstraZeneca. “Eu não falo datas. A imprensa internacional falou que hoje à noite chega o avião com as 2 milhões de doses da AstraZeneca em Guarulhos, essa é a informação que tenho”, disse o presidente. “(…) Se chegar hoje à noite, amanhã mesmo começa a chegar no seu destino [estados].”

imunizantes de Oxford que chegarão da Índia só devem ser distribuídos pelo Ministério da Saúde aos estados após as caixas passarem por um processo de rotulagem. De acordo com a Fiocruz, o processo deve ocorrer no sábado (23) e durar de três a quatro horas. 

Bolsonaro disse que esteve com o embaixador da Índia na semana passada, além de ter conversardo com o embaixador da China, “entre outras autoridades”. “Mas são conversas reservadas e lamento não poder divulgar a vocês”, afirmou.

Bolsonaro disse que a vacina contra a Covid-19 será voluntária. “O que eu tenho observado é que ainda tem muita gente que tem preocupação com a vacina. Deixo bem claro: ela é emergencial, eu não posso obrigar ninguém a tomar a vacina”, afirmou. “Ela tem que ser voluntária, afinal de contas, não está nada comprovado cientificamente com essa vacina ainda.”