SDR apoia realização do VII Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e região

2
FOTO: DIVULGAÇÃO

O VII Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e região teve início nesta quinta-feira (07) no município, com o tema Café, Maracujá e Morango: o forte da nossa economia é a agricultura familiar. A solenidade de abertura contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa.

O evento teve como objetivo impulsionar o avanço na qualidade dos produtos e na diversificação da atividade rural e ajudar a inserir o produtor no mercado. Além disso, a iniciativa busca alternativas para as diversas culturas no Território de Identidade da Chapada Diamantina.

Para o titular da SDR, esse é uma oportunidade para o produtor melhorar a produtividade e agregar valor as cadeias produtivas da agricultura familiar. “É um momento de interação entre os produtores em que eles podem trocar experiências, além de receberem capacitação e terem oportunidade de negócios”.

Durante o evento, foram realizadas palestras e cursos de técnicas agrícolas com foco na capacitação de agricultores familiares produtores de café, morango e maracujá. O café, considerado ouro verde na região já é destaque na economia de Barra da Estiva, que se consolidou como maior produtor individual na agricultura familiar da região.

Também estiveram presentes o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira, o superintendente da agricultura familiar, Marcelo Matos, lideranças regionais e produtores da região.

O evento foi realizado pela Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Barra da Estiva (ADEBE) e teve o apoio do governo federal e estadual, da secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da prefeitura municipal, da Caixa Econômica, Banco do Brasil, Sebrae, Senar/Faeb/Sindicatos, Banco do Nordeste, Uesb e Seagri.