Santoantoniense, filha de mãe costureira passa em concurso para ser Procuradora Geral do Estado

Filha de mãe costureira e feirante, a santoantoniense Emanuela dos Santos Silva foi aprovada no concurso da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia. Além de ser negra, ela é ex-estudante de escola pública estadual. Ao Tribuna do Recôncavo, Emanuela falou que estudou o ginásio e ensino médio em colégios públicos de Santo Antônio de Jesus (Colégio Luís Eduardo Municipal e no antigo Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, respectivamente). Aos 18 anos, conseguiu passar em 4 vestibulares de Direito em universidade pública, porém ingressou e se formou na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ao sair da universidade, Emanuelle decidiu que queria ser Procuradora do Estado. “A decisão de galgar uma vaga como Procuradora foi muito difícil, pois na condição de mulher, negra e de origem pobre, essa realidade parecia muito distante [porque] os números de representatividade negras nos cargos mais bem remunerado são muito baixos. No entanto, a vontade de ser aprovada, de crescer e poder incentivar outras pessoas, era além de qualquer estigma imposto pela sociedade”, disse.

Emanuela ainda falou que a jornada de quase quatro anos foi muito árdua, porém ela conseguir conquistar o seu grande objetivo de ser Procuradora do estado. Ela foi aprovada em mais de três procuradorias, incluindo a Procuradoria municipal de Jundiaí, Procuradoria Geral do Estado da Paraíba e a Procuradoria Geral do Estado do Ceará. “Quero que minha conquista seja inspiração para várias outras mulheres negras, mostrando-as que elas podem chegar onde quiserem. Espero que um dia não seja estranho e desconfortável para muitos encontrar juízes, promotores e procuradores negros”, concluiu Emanuela.