Sala do Empreendedor pontua bons resultados em Wenceslau Guimarães

Além das linhas de crédito que os agentes prestam suporte, a exemplo do CrediBahia, já foram cerca de 2 milhões de reais direcionados ao CrediAmigo, mais de um milhão para o CrediBahia e quase meio milhão para outras linhas de crédito de bancos diversos, beneficiando mais de 3 mil pessoas.
O município de Wenceslau Guimarães (WG), no Baixo Sul da Bahia, vem registrando importantes números com os atendimentos realizados na Sala do Empreendedor. Espaço implantado na prefeitura, em parceria com o SEBRAE, no início da primeira gestão do prefeito Carlos Alberto Liotério (Kaká), que vem facilitando a vida de milhares de produtores rurais e empresários das mais variadas categorias.

Sidiney dos Santos, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor instalada na Secretaria Municipal de Agricultura de WG, relatou que já conseguiram ajudar mais de 3 mil pessoas, de diversas áreas. “Desde o feirante até o empresário classificado como EPP (Empresa de Pequeno Porte), ME (Microempresa) e de grande porte. A nossa cidade varia muito neste aspecto”.

Segundo ele, a Sala facilita os processos de abertura de empresas, alteração de dados empresariais, regularização e baixa; além de oferecer capacitação a nível de gestão financeira e muito mais. “A sala está funcionando com dois agentes de desenvolvimento, um secretário, um diretor de desenvolvimento geral. Mas, não trabalhamos sozinhos. Na sala também funciona um posto da Junta Comercial, dando suporte as empresas a nível de vigilância sanitária, tributos e meio ambiente”.

Além das linhas de crédito que os agentes prestam suporte, a exemplo do CrediBahia. “Não emprestamos dinheiro. Nós direcionamos e orientamos os empresários para que eles possam trabalhar de forma mais correta com o recurso que for capitalizado para o giro, capital, maquinário, etc. Já foram cerca de 2 milhões de reais direcionados ao CrediAmigo, mais de um milhão para o CrediBahia e quase meio milhão para outras linhas de crédito de bancos diversos”, explicou Sidiney dos Santos.

Parte da equipe da Sala do Empreendedor de WG marcou presença no Circuito Agro do SEBRAE, realizado no último dia 03, no povoado Cocão, em WG. “A nossa presença no evento promovido pelo SEBRAE, em parceria com a Prefeitura e outros órgãos, inclusive com a nossa Sala do Empreendedor, visou fazer o elo entre os produtores e as formalidades empresariais necessárias para o mercado. Em 2019, tivemos a abertura de 93 empresas em WG. Em 2020, 83 empresas. Este ano já registramos 93 até o mês de outubro. A nível de MEI (Microempreendedor Individual), o município possui 479 empresas formalizadas”, ressaltou o agente.

Saiba mais

CREDIAMIGO
O CrediAmigo é o maior programa de microcrédito produtivo e orientado da América do Sul. Todos os empreendedores individuais ou reunidos em grupos solidários, que atuam no setor informal ou formal da economia, podem ter acesso ao microcrédito do Crediamigo.

CREDIBAHIA
É um instrumento de desenvolvimento territorial, que visa ampliar a geração de emprego e renda, a partir do apoio ao trabalho desenvolvido pelos empreendedores individuais, grupos de produção, associações produtivas e cooperativas de produção que não têm acesso às vias de crédito usuais.

Qual é a diferença entre MEI e ME?
A principal diferença entre MEI e ME é a questão do faturamento. Atualmente o limite para o Microempreendedor Individual é de R$ 81 mil e o da Microempresa é de R$360 mil. Formalização: é simples no caso do MEI (online e sem burocracia) e mais complexa no caso da ME (precisa de contrato social).

Fonte: Ascom PMWG