S.A.J: Com salários atrasados, profissionais de nível superior não estão trabalhando nas Unidades de Saúde

244171Com o termino do pleito eleitoral, alguns problemas em relação a repasses e falta de pagamento dos salários dos funcionários dos serviços fundamentais de Santo Antônio de Jesus, vem esquentando a cabeça da população. Nesta última semana, após o cancelamento do processo seletivo com vícios e irregularidades realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que posteriormente foi anulado por magistrados do município, que sucedeu em prorrogação dos contratos através de contratação direta de todos os funcionários vigentes, na manhã desta sexta-feira (20), representantes da cooperativa Coof Saúde, responsável pelos colaboradores, em entrevista a Andaiá FM, ressaltaram a falta de pagamento aos funcionários, “em reunião com a secretária de saúde Laurijane Mercês, a mesma parece em toda gestão, perdida em ter um posicionamento correto. Hoje a população de Santo Antônio de Jesus está completamente desassistida, sem médicos, dentistas e enfermeiros”, afirmou. O último mês trabalhado pelos funcionários ainda não foi pago pela falta no repasse advindo da gestão municipal, “estamos sem receber o salário do mês de setembro, e não temos previsão de recebimento do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). É uma completa falta de respeito conosco e com a população”, declarou.

Salário do mês de setembro atrasado: Uma funcionária da saúde pública, Mirela Viana, comentou os principais pontos de reivindicação dos trabalhadores da saúde do município de Santo Antônio de Jesus, que segundo eles estão com salários atrasados. De acordo com ela, a classe está desde segunda-feira, percorrendo a Secretaria Municipal de Saúde e Ministério Público (MP) na busca da solução desses problemas, “são quatro pontos que estamos em débito: o salário de setembro atrasado, o prêmio PMAQ que os cooperativados não receberam até o momento. O terceiro ponto é que trabalhamos 19 dias no mês de outubro, o contrato da cooperativa se encerra hoje e só teríamos viabilidade de pagamento, segundo informações que nos passaram, se houvesse empenho dessa nota, daí eles poderiam pagar no período posterior, mas até o momento não tivemos a garantia de que esse empenho. E o quarto ponto, é a questão da contratação desse processo seletivo que não houve, e agora aconteceu a permissão jurídica para o contrato direto, ele tem até hoje para publicar no diário oficial a convocação desses profissionais”, disse.

A secretária de saúde não foi encontrada: Mirela afirmou ainda que o MP solicitou da secretaria um esclarecimento desde segunda, com o prazo até esta quinta para emitir a resposta. No entanto, a única resposta recebida é que ‘o repasse já está sendo feito, os problemas estão sendo resolvido e nas próximas 24h pelo menos o salário já estaria resolvido, “mais 24h se passaram e o depósito não foi feito e continuamos sem resposta, estamos aqui somente na busca dessas respostas”. De acordo com a profissional, a classe foi informada nesta quarta que a cooperativa tem o dever de pagar os cooperativados, independente do repasse para a Secretaria de Saúde. Nesta manhã esses trabalhadores tentaram conversar com a secretaria de saúde Laurijane Mercês, no entanto não obtiveram êxito.

Unidades de saúde sem profissionais de nível superior: Como os contratos com a cooperativa venceram hoje, a partir deste dia até a convocação dos profissionais, as unidades de saúde ficarão sem trabalhadores de nível superior, “contamos em sermos recontratados, pois a intenção, segundo a secretaria e o MP, é a continuidade dos serviços pública, então temos essa esperança”. Ainda nesta manhã, foi observado que algumas pessoas chegaram com documentos na Secretaria de Saúde para apresentar a parte administrativa concernente possivelmente a uma recontratação, sobre essa questão, Viana afirmou que foram pegos de surpresa, “estávamos aqui aguardando e chegaram alguns colegas de alguns setores da saúde diferentes do nosso que recebeu um comunicado ontem de que era para trazer esses documentos hoje, não tenho informações quanto a isso, só sei que não tem nada publicado no diário”, concluiu.

Não se sabe se há acordos entre ela e a prefeitura, e diante desta falta de salários, a cooperativa pronunciou:

“Não recebemos nenhum repasse feito pela prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, referente às notas do mês de setembro de 2016. Vale esclarecer que estamos mantendo contato constante junto ao município, visando receber estes pagamentos. Informamos que logo após o pagamento das faturas obtidas, estaremos imediatamente fazendo o pagamento dos nossos funcionários, como sempre foram feitos ao longo de todo o período de nossa prestação de serviços. É importante ressaltar, que o coordenador da Coof Saúde junto ao município esteve algumas vezes na cidade para resolver os assuntos da cooperativa e sempre buscando também solucionar esta questão de pagamento”.

Redação Voz da Bahia