Rui Costa critica prefeitos que não seguem decreto e diz esperar que tenham “soluções em caso de colapso da saúde”

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), destacou, nesta quinta-feira (4), que está aberto à sugestão da classe empresarial e política para “dialogar” na construção das medidas de combate ao novo coronavírus e que possam desafogar o sistema de Saúde. 

“Eu já me reuni com os presidentes da federação do Comércio e da Indústria, e disse que estamos abertos a boas sugestões de como conter vírus e minimizar impacto econômico no emprego e na renda. Hoje pela manhã, me reuni com 60 prefeitos, ao longo esse número deve chegar a 300. Fazendo diagnósticos regionalizados, de cada município, recolhendo sugestões de medidas para minimizar e conter o crescimento do vírus. A situação é muito grave”, desabafou Costa. 

Descumprimento

O chefe do executivo estadual, ao ser questionado sobre os municípios que não estão adotando o decreto de lockdown ou que estão adotando parcialmente, a exemplo de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, afirmou que espera que os prefeitos saibam o que estão fazendo. 

“Entendo que cada prefeito e prefeita tem autonomia para tomar SUAS decisões. A minha expectativa é que estejam de pleno conhecimento do que estão fazendo e que tenham soluções para apresentar em caso de colapso no sistema de saúde. Imagino que o prefeito terá alternativa à falta de leitos UTI. Me conforta saber que o prefeito eleito terá uma alternativa rápida para resolver o problema. A População não tem responsabilidade em eventuais erros do gestor municipal, não pode pagar, muito menos com a própria vida, os erros cometidos por esse ou aquele gestor”, ressaltou o governador da Bahia. 

O gestor disse que não quer “polemizar” e que “cada um adota a posição que achar melhor”. Ele reforçou que está adotando uma posição que “traz paz e consciência leve”: “estou fazendo tudo para salvar vidas humanas”. 

O chefe do executivo estadual pontuou que “entende” a necessidade econômica de comerciantes e empresários, mas reforçou que não consegue “achar mais legítimo que os interesses deles estejam acima da vida das pessoas”. 

Desrespeito

O gestor voltou a criticar as pessoas que estão desrespeitando as medidas de proteção contra o novo coronavírus e o comportamento negligente do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

“São pessoas que infelizmente negam a ciência e adotam um discurso de ódio. Elas são responsáveis pela vergonha internacional que o Brasil está passando. O mundo inteiro olha e diz que ali [no Brasil] é o exemplo do que não deve ser feito, de como matar muitas pessoas na pandemia, um péssimo exemplo para o mundo. Acontece, infelizmente, o pensamento que o presidente tem, de não usar máscara, de tratar a doença como uma gripezinha. Pode observar, em momentos de gravidade da pandemia ele tratou de comemorar com churrasco ou com passeio de jet ski. São irracionais, não enxergam a própria realidade e ficam reproduzindo discurso de ódio”, criticou Rui Costa.