PTN: Studio Cross Fit Funcional realiza passeio com café da manhã na Torre do Abiá

A maioria das pessoas acham que domingo é um dia para descansar, dormir até mais tarde repondo a energia para tocar os trabalhos no período da semana. Já para os alunos do Studio Cross Fit Funcional, do Município de Presidente Tancredo Neves, sob direção do personal Ulicio Sousa, a situação é bem diferente! A pratica de passeios turísticos em volta do munícipio e região.

O município tem ótimas paisagens e vistas impressionantes dos morros. Não apenas para quem pratica cross Fit, mas também para outros esportes ate mesmo os radicais, Para quem busca qualidade de vida cuidado da saúde, bem estar no dia-dia, um passeio como este deixa a pessoa leve, sensação indescritível tomar um café da manhã na presença de colegas de treinos e ainda contemplar a beleza da natureza ao romper do dia.

O Studio Cross Fit Funcional, fica localizado na Praça São Roque, no município de Presidente Tancredo Neves

Abaixo veja o que é CrossFit, entenda a revolução crescente a nível mundial de pessoas que estão realmente preocupadas com o seu condicionamento físico e não apenas com a sua aparência.

Por todo mundo as pessoas já se aperceberam que a melhor maneira de estar em boa forma para o verão passa por ter um bom condicionamento físico.

É justamente por isso que surge a seguinte pergunta: o que é CrossFit na verdade?

O CrossFit foi fundado pelo ex-ginastas Greg Glassman e Glassman Lauren e utiliza três conceitos para avaliar e chegar ao condicionamento físico. Cada um dos três conceitos é baseado numa área diferente de conhecimento, para que, no fim se chegue a um consenso que leva ao método de treino.Conceito do CrossFit

O primeiro conceito passa pela compreensão de 10 capacidades ou aptidões físicas, sendo que estas podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas:

  • Resistência cardio-respiratória;
  • Resistência muscular;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Potência;
  • Velocidade;
  • Coordenação;
  • Agilidade;
  • Equilíbrio;
  • Precisão.

Quanto maior a competência em cada uma delas, maior é o condicionamento físico, ou seja, um bom programa de treino deve conter exercícios que desenvolva cada uma destas aptidões físicas.

O segundo conceito baseia-se na execução de qualquer actividade física de uma maneira aleatória, ou seja, fazer bem qualquer tipo de tarefa.

Este modelo sugere que o condicionamento físico pode ser medido pela capacidade de desempenhar bem uma tarefa em relação à maneira como a fazia antes ou até mesmo comparada a outras pessoas. Segundo esta ideia o modelo de treino é o seguinte :

  • Exercícios funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados.

O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que geram energia para qualquer tipo de acção física.

A primeira, responsável pelas actividades de maior potência, dura aproximadamente 10 segundos; a segunda que rege as actividades de potência moderada tem a duração de poucos minutos; já a terceira via, responsável por mobilizar energia, principalmente da gordura armazenada no corpo permite executar actividades de baixa potência.

Um condicionamento físico total deve, então, promover e desenvolver um treino executado em cada um dos três sistemas de energia, procurando o melhor efeito possível de equilíbrio.

Treino de Crossfit

Treino de Crossfit (Autor: Imagem em domínio público)

CrossFit e os Riscos para a Saúde

Vários críticos dizem que alguns riscos para a saúde têm sido associados ao CrossFit. Por exemplo, um marinheiro da Marinha dos Estados Unidos, o qual sofreu lesões durante a execução de um exercício CrossFit alegou que representa um elevado risco de rabdomiólise.

Segundo o Dr. Stuart McGill, professor de biomecânica na Universidade de Waterloo, o risco de ferimento de alguns exercícios de CrossFit supera os seus benefícios. Outros críticos de CrossFit reagem negativamente devido à falta de periodização, lógica ou à sequência de exercícios aleatórios.

CrossFit e os Benefícios na Saúde

Dr. Tony Webster do Pacific Institute for Sports Medicine de Camosun College, em Victoria British Columbia sugere que o CrossFit pode ser usado “de forma segura e sensata” e encontra algum apoio para o programa de pesquisa académica.

Os editores da PureHealthMD escreveram para Discovery Health Channel que o CrossFit “equivale a uma melhor preparação e músculos mais fortes numa quantidade razoável de tempo” comparando com a tentativa de “construir músculos e ficar em forma, gastando mais de 60 minutos diariamente, vários dias por semana, no ginásio”.

A sua conclusão foi que o programa “é um tipo de rotina de exercícios diferente… muito eficiente também para alcançar um maior nível de aptidão física… que não precisa de toda uma série de equipamentos sofisticados, contudo não oferece uma variedade agradável de exercícios para manter o nível de interesse e prestar o desafio necessário para manter o divertimento”.

Jogos de CrossFit

Atletas de todo o mundo competem no concurso anual “CrossFit Games” em Aromas, Califórnia desde 2007.  Em Julho de 2010, os campeões masculino e feminino ganharam, cada um, 25 mil dólares.

CrossFit diz que os jogos são um laboratório para o desempenho humano, que podem sugerir quais as variantes da sua metodologia que trabalham melhor.

Curiosidades no CrossFit

A preparação física CrossFit é o principal programa de treino de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações tácticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Mariners), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo.

A especialidade de CrossFit é não ser especializado.