PTN: Na luta contra leucemia, pequena Layne morre aos 9 anos

Uma notícia triste tomou todos de surpresa na noite desta sexta-feira, 11 de janeiro de 2019, a morte da pequena Layne de apenas 8 anos de idade, ela lutava contra a doença que infelizmente tem crescido nas estatísticas de forma assustadora em todo mundo, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 5.940 casos novos de leucemia em homens e 4.860 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 5,75 casos novos a cada 100 mil homens e 4,56 casos novos para cada 100 mil mulheres.

O risco de desenvolver leucemia linfoide aguda é maior em crianças de até 5 anos. Após essa idade, o risco declina lentamente até a faixa dos 20 anos, começando a aumentar lentamente após os 50 anos. Cerca de 40% dos casos de leucemia linfoide aguda acontecem em adultos.

O risco de uma pessoa desenvolver leucemia linfoide aguda é inferior a 0,1%. Esse risco é ligeiramente maior em homens do que em mulheres e maior em pessoas caucasianas do que negras.

A maioria dos casos de leucemia linfoide aguda ocorre em crianças, mas, a maioria das mortes pela doença ocorre em adultos. Isso acontece devido às diferenças da própria doença nas distintas faixas etárias, assim como do tipo de tratamento, uma vez que o organismo das crianças, muitas vezes, pode lidar melhor do que o dos adultos com um tratamento mais agressivo, ou mesmo devido a alguma combinação terapêutica diferente.

Layne, estava hospitalizada no Santa Isabel em Salvador, filha de Júnior e Lenilda, pais estes, que lutaram de forma incansável pela saúde da sua filha.

Fonte: PTN NEWS