PTN: Laboratório confirma que mulher morreu com problemas de MENINGITE PNEUMOCÓCICA, a doença é contagiosa? Vigilância Epidemiológica explica

Quase 02 anos atrás, o município de Presidente Tancredo Neves vivia momentos tensos relacionados à saúde pública, a doença chamada meningite causava grande estrago, onde assustou a todos com duas 02 mortes e uma pessoa ficou internada, naquela ocasião o caso chamou atenção da grande mídia. Pois bem, no caso ocorrido nessa semana, onde a mulher Maria da Lapa Nascimento de Souza, 46 anos, veio a óbito no hospital local, a morte foi causada por Meningite Pneumocócica, conforme confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-Ba).

MENINGITE PNEUMOCÓCICA

A meningite é caracterizada por infecção das meninges, membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Uma vez infectadas, as membranas incham. Geralmente a infecção viral é a maior responsável pelos casos de meningite, no entanto sua forma mais grave a meningite pneumocócica, é causada por uma bactéria chamada Streptococcus pneumoniae.

 

A meningite pneumocócica é uma doença pouco comum, mas de extrema gravidade, que pode se transformar em uma emergência médica com ameaça a vida. A infecção pode ter consequências em longo prazo e até ser fatal.

O PTN NEWS teve acesso à nota emitida pelo hospital, através da Vigilância Epidemiológica, na nota ele explica que após coleta de informações de familiares que a acompanhavam o médico plantonista SUSPEITOU de Meningite Viral, o caso foi levado para laboratório e hoje veio à confirmação.

O PTN NEWS, conversou também com a gerente municipal de Vigilância Epidemiológica, Queila Ribeiro, ela prontamente explicou que a doença não é do tipo contagioso, logo, não necessita da quimioprofilaxia da família nem dos profissionais que atenderam a paciente .

A vigilância epidemiológica deixa claro que não se trata de surto de meningite, um caso isolado, por este motivo a população não precisa criar pânico.

PTN NEWS