PTN: Casal de gêmeos morre após mãe ter parto prematuro. Secretaria de Saúde emite nota de esclarecimento

Um fato noticiado hoje, chamou atenção da comunidade tancredense, trata-se de um caso onde um casal de gêmeos morreu na madrugada desta quinta-feira (21), logo após nascerem em casa, na região dos Macacos, em Presidente Tancredo Neves. O Casal de gêmeos tinha apenas 05 meses de gestação, onde a mãe acabou tendo parto prematuro.

Segundo informações de moradores, a gestante Ana Paula de Jesus, 33 anos, deu a luz por volta de meia noite, porém os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), chegaram ao local as 4h da manhã, várias situações aconteceram e assim, acabou tardando a chegada do serviço médico, condições das estradas e endereço errado.

Na nota enviada pela prefeitura municipal é possível entender o que aconteceu naquela noite.

 

COMUNICADO – HOSPITAL E MATERNIDADE LUIZ EDUARDO MAGALHÃES

 

A direção do Hospital e Maternidade Luiz Eduardo Magalhães vem a público informar a população o ocorrido na madrugada da última quinta-feira (21).

A direção do Hospital tomou conhecimento que a ambulância do SAMU havia saído para atender uma ocorrência a uma mulher gestante na região do Alto da Prata, por volta de 1 hora da madrugada, prontamente os profissionais do Hospital ficaram preparados para qualquer eventualidade que necessitasse de urgência. Hora depois, o SAMU retornou a base que fica no Hospital, informando que não havia localizado a pessoa que tinha pedido o socorro, haja vista, que a base tinha informado que ficaria uma pessoa esperando na estrada aguardado a chegada da ambulância e isso não aconteceu. Todos entenderam que se tratava de um trote.

Horas depois, por volta das 3 horas da madrugada, um senhor chegou a Unidade Hospitalar para pedir ajuda sobre o referido caso, informando que o local era na região dos Macacos e não no Alto da Prata como tinham comunicado na ocorrência. A equipe foi ainda informada que para chegar até a residência da mulher de nome A. P. J, 33 anos, havia uma ladeira com declive e que por conta da chuva a ambulância do SAMU não chegaria até a casa da mesma.
Mais uma vez, a equipe de plantão buscou nova alternativa, solicitando que a L200 da saúde fosse levar os profissionais para prestar o socorro, e que a ambulância do SAMU fosse junto e aguardasse próximo a ladeira até a volta da L200. Além dos profissionais do SAMU foram juntos profissionais do Hospital, uma vez que a urgência e emergência cabe ao SAMU, mas todo apoio é válido quando se trata em salvar vidas.

Chegando ao local, a equipe de profissionais constaram que a mulher já havia tido o parto prematuro e que se tratava de um casal de gêmeos. Os bebês tinham 5 meses e a mãe não tinha realizado nenhum pré-natal e não sabia que se tratava de uma gravidez de gêmeos. Ressaltando que todos os procedimentos de urgência e emergência foram feitos e a mulher socorrida foi encaminhada até o Hospital de Base em Santo Antônio de Jesus.

A direção do Hospital e maternidade Luiz Eduardo Magalhães em nenhum momento mediu esforços para socorrer a vítima e encontra-se a disposição para qualquer esclarecimento, tanto para a comunidade, como também para os veículos de comunicação.

Agora veja o que disse uma familiar identificada por Cátia Sousa

“Em consequência dessas estradas aqui, minha tia essa semana perdeu duas crianças, ela sentiu dor as 12h da noite, quando teve as crianças, gente aqui tem carro, mas como é que saía daqui com essas estradas? Não tinha como! A gente ligou para o SAMU, o SAMU veio, só que não subiu a ladeira, voltou, aí a gente ligou para meu sogro, ele foi lá no hospital e conversou com o pessoal lá, foi que vieram com o carro traçado, a hora que minha tia foi levada ao hospital foi quatro horas da manhã. “ Disse um familiar identificada por Cátia Sousa. O estado de saúde da vítima é considerado grave e está internada no Hospital Regional em SAJ.