Psicóloga Juliane Andrade, orienta pais a ficarem atentos aos sinais de Transtorno de Ansiedade na adolescência.

A adolescência consiste em uma etapa do desenvolvimento humano marcado por inúmeras transformações e do ponto de vista da saúde mental apresenta um momento em que pode se manifestar diversos transtornos mentais, tornando-se assim essencial a identificação precoce e o tratamento adequando.

Essa matéria será direcionada a você PAI, MÃE e qualquer pessoa que convive diariamente com os adolescente. Vamos lá com 4 dicas que podem indicar um sinal de alerta e sinalizar que seu filho ou filha esteja sofrendo com o Transtorno de Ansiedade.

  • 1 Dependência total de aprovação externa, quando o adolescente demonstra o excesso de preocupação com a opinião do outros sobre si mesmo.
  • 2 visão de futuro catastrófica, quando o adolescente projeta suas atividades e o seu futuro baseados em coisas negativas.
  • 3 mente acelerada: isso se reflete também na qualidade do sono, pois a sua mente é um turbilhão de diálogos internos, ligados também a baixa concentração e foco.
  • 4 A ansiedade pode se manifestar também como dores de cabeça frequente, enjoos, vômitos e até desmaios. A mente do adolescente é uma montanha russa em constante autos e baixos, e não tendo com quem conversar abertamente sobre suas angústias, medos e ansiedade o adolescente constrói uma máscara e vive como se tudo estivesse muito bem, só que não está.

Então Pais e Mães, vamos ampliar nossas ideias em relação a adolescência e o adoecimento mental, não generalizar alguns comportamentos como frescura e alguns pais até dizem “ Há na minha época não era assim” e sim, de fato não era.

Não podemos cobrar que os adolescentes de hoje sejam iguais os das gerações passadas, estamos vivenciando momentos distintos, uma sociedade completamente diferente. Então se liguem nos seus adolescentes, observem os comportamentos e as falas.

Buscar ajuda psicológica é a melhor forma de cuidar do seu filho ou da sua filha, afinal o transtorno da ansiedade se não for tratada adequadamente pode se o gatilho para outros problemas de ordem emocional. Cuidar da saúde mental e emocional do seu filho é demonstrar cuidado, respeito e amor. Cuidem-se!