PSFs realizam palestras de conscientização para mulheres fazerem o Autoexame da Mama

PTN NEWS

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Em Presidente Tancredo Neves as grandes incentivadoras são mulheres do próprio munícipio que enfrentaram o câncer de mama de frente, as mesmas se dispuseram em fazer a mídia de divulgação, incentivando para aquelas que temem em fazer o autoexame ou não continuam o tratamento muitas das vezes por medo.

Os eixos da campanha são:

*Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.

*Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).

*Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Enfermeiras chefes dos  PSFs  realizaram  na ultima quarta-feira, 14/10 palestras incentivadoras, sendo que  a Unidade de Saúde Maria Inocência de Jesus (Bairro Nova Esperança), fez a palestra na Igreja Nossa Senhora Aparecida no Bairro citado, enfermeira Erlayne.

Fernanda, enfermeira chefe da unidade de saúde, Martins Jose dos Santos no bairro do Japão realizou a palestra  na Igreja Batista, localizada no mesmo Bairro.

Já a enfermeira Erica Firmino, do PSF Antonio dos Santos Barreto no Bairro do Ginásio  realizou a palestra  no prédio da antiga sec. de Agricultura.

Vale salientar que durante as palestras a Secretária  de saúde, senhora Tania Argolo, acompanhada do prefeito Balbino Mota e a primeira dama Guior usaram a palavra para reforçar a importância da campanha Outubro Rosa no município.

As palestras seguem nos demais PSFs, hoje às 13 horas no loteamento Nova Aurora, na Igreja Assembleia de Deus, enfermeira chefe Flaviane Vilas Boas.

Dia 22/10 Em Corte de pedra no posto Wellington Nunes, palestra na própria unidade e no dia 29 do corrente mês será a vez do posto Jovino Sousa Meneses em Moenda, palestra também na própria unidade. Sobre estes falaremos depois.

Assessoria de Comunicação

Governo de Presidente Tancredo Neves