Projeto de grupo de mulheres tancredenses apoiado por agência da ONU realizará seminário sobre direitos sexuais e reprodutivos da mulher

Acontecerá, na próxima segunda-feira (09 de setembro), às 19h, na Câmara de Vereadores de Presidente Tancredo Neves,

o I Seminário: Diálogos sobre os direitos sexuais e reprodutivos da mulher. Tal evento, idealizado pelo Grupo Meninas e Mulheres Empoderadas e Sala do Empreendedor, visa estimular o debate para exercício dos direitos sexuais e reprodutivos femininos, incluindo planejamento familiar e prevenção de HIV e outras IST.


É importante frisar que o Projeto “Empoderar: A escolha é da garota”, do Grupo Meninas e Mulheres Empoderadas, foi um dos 08 selecionados pelo Edital Ela Decide, fruto da parceria entre a Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil, Fundo de População das Nações Unidas e Fundo Social ELAS.
A proposta do referido Projeto é desenvolver ações de formação visando ampliar a informação sobre o direito à saúde sexual e reprodutiva feminina para adolescentes residentes no município de Presidente Tancredo Neves, por meio de oficinas, palestras e rodas de conversas, favorecendo, também, o empoderamento, a libertação de padrões machistas, o autoconhecimento, autocuidado, empatia e formação crítica. Almeja-se, inclusive, através do Concurso Literário “História D’Elas”, publicar um livro com textos de mulheres sobre os temas.
Além das parcerias supraditas, o Instituto Avon, além da mentoria, também vem apoiando atividades com foco no enfrentamento à violência de gênero, realizadas pelo Grupo coordenado por Luzitânia Silva e formado também, por Jéssica Silva, Elizabete Camurugi, Marlene Santos e Martha Israelle.