Prefeito de Ilhéus perde direitos políticos e terá que pagar multa de 300 mil reais.

noticias-11b2b432cb
Ipiaú Oline

A juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça, da 1ª Vara da Infância e da Juventude da comarca de Ilhéus, cassou os direitos políticos e aplicou multa de R$ 300 mil ao ex-prefeito da cidade, Newton Lima. A decisão atende a pedido do Ministério Público do Estado (MP-BA) e foi tomada após o então prefeito descumprir determinação para aumentar a oferta de vagas na rede municipal de ensino.

Segundo a decisão, Newton e a ex-secretária de Educação Lidiney Campos firmaram acordo com o MP para aumentar a oferta de vagas na rede municipal, por meio da construção de oito escolas e creches. Mesmo havendo verbas de cerca de R$ 5 milhões em caixa, frisa a decisão, a dupla não executou as obras, mantendo o número de vagas na rede insuficiente à demanda.

O pedido do MP em relação à ex-secretária foi negado e ela foi excluída do processo. Para o ex-prefeito, que deixou o comando da cidade em 2012 com rejeição popular recorde, a juíza, além da multa e da suspensão dos diretos políticos, o proibiu de contratar com o poder público. Contra a decisão de primeiro grau, ainda cabe recurso.