Porque a ozônioterapia foi pensada para o autismo? Dica de Saúde. Clínica CUIDAR

 

Se examinarmos as últimas evidências científicas sobre as causas ambientais do autismo vamos encontrar muitos artigos novos falando de colite não especificada, hiperplasia linfóide, resposta imune exacerbada a proteínas dietéticas, síndrome de hipermeabilidade intestinal e microflora intestinal desfavorável.

A disbiose intestinal é mais comum em pessoas com transtornos do espectro do autismo resultando na maior produção de compostos tóxicos que alteram o comportamento (Kushak et al., 2017). O termo disbiose se refere a um desequilíbrio na flora intestinal, com grande proliferação de microrganismos potencialmente patogênicos.

Se examinarmos as indicações de ozonioterapia vamos ter duas que se encaixam perfeitamente nesta gênese: colites e outras inflamações gastrintestinais crônicas e imunoativação geral. O ozônio, além de outras funções, melhora a permeabilidade intestinal, melhorando a produção de serotonina e noradrenalina(função importante na regulação da dor, do sono e do humor) contribuindo para o bem estar, gerando qualidade e prolongando a vida dos pacientes.

Autistic enterocolitis: fact or fiction?Galiatsatos P; Gologan A; Lamoureux E. Can J Gastroenterol; 23(2): 95-8, 2009 Feb.

A review of research trends in physiological abnormalities in autism spectrum disorders: immune dysregulation, inflammation, oxidative stress, mitochondrial dysfunction and environmental toxicant exposures. Rossignol DA; Frye RE. Mol Psychiatry; 17(4): 389-401, 2012 Apr.