Por conta da pandemia do Coronavírus Polícia Militar pede fechamento do comércio em PTN

No sábado (21) equipes da Guarda municipal e da Secretaria de saúde orientavam as pessoas através de distribuição de panfletos em Presidente Tancredo Neves sobre a pandemia atual. Já a Polícia Militar, fazendo uso de carro de som deu a voz oficial para atividades comerciais fossem paralizadas. “ Pedimos que feche seu comércio, exceto, farmácia e supermercado”. O pedido foi aceito e, rapidamente, a cidade ficou sem ninguém.

Em outras sábados, ou diria em dias normais, a feira livre, famosa feira de carne, conhecida na Bahia como a principal feira da microrregião estaria cheia de açougueiros, microempreendedores, barracas cheias de verduras, fato, carne de porco e bovina, como não falar da deliciosa jabá, comida quentinha e cafezinho que são vendidos na feira, nada disso funcionou, em contraste desta situação, os hortifrúti, lojas, supermercados, lotérica, vendedores de rifas, enfim vendedores ambulantes, todos se aglomeravam, e todos estavam veneráveis a transmissão do coronavirus.

As medidas de precauções estão sendo tomadas na cidade, mesmo sem haver confirmações de caso do Coronavírus (COVID-19) por se tratar de um vírus de rápida propagação que traz grave risco à saúde de todos principalmente de idosos e grupos de risco. É necessário que a população esteja consciente dos cuidados que devem ser tomados, o básico ao menos, (lavar bem as mãos e evitar aglomerações), e dos sintomas da doença que é semelhante ao da gripe. O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social em casos de suspeitas ou casos confirmados da doença.

Há uma necessidade de, além das recomendações de isolamento feitas pela Polícia Militar em PTN, ações individuais para se manter saudável e impedir a transmissão da doença por um bem coletivo, visto que ainda não há um tratamento específico para a doença, evitar que se propague e venha a aumentar número de casos confirmados na Bahia é essencial neste momento.

PTN NEWS