Plano de desenvolvimento para o turismo aponta pontos positivos e negativos da Costa do Dendê


 Na última sexta-feira (16), Valença sediou a II Reunião Itinerante do Fórum Estadual de Turismo. O evento aconteceu no Sesi e contou com as presenças da prefeita Jucélia Nascimento e do secretário Estadual do Turismo, José Alves. Na oportunidade foi apresentado as estratégias, ações e prioridades do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) – proposto pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) para a Costa do Dendê.

 De acordo com uma pesquisa realizada nos últimos dois anos, especificamente para o setor turístico, a Costa do Dendê, composta pelos municípios de Valença, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú, recebe por ano cerca de 800 mil turistas. Segundo a Barcelona Media Inovação Brasil, responsável pela elaboração do plano para a Secretaria do Turismo da Bahia, as propostas incluem ações de infraestrutura turística, como a construção de atracadouros, píeres, ciclovia e a urbanização da orla de Valença, dentre outros itens. 91% dos entrevistados disseram que visitam a região motivados pelas belas paisagens; 79% destacaram as praias; 76,1% gostaram do clima; 50,7% apontaram a tranquilidade. Entre as reclamações, 93,2% apontam os serviços de internet como ruim. De zero a 5, os turistas deram nota 2,3 para informações, em especial a falta de assuntos da área em sites da região. Em baixa também estão os serviços de restaurantes (2,8). Para hospedagem a nota foi de 4,6 e vida noturna, 2,5. Surpreendentemente, a nota dada para a segurança foi de 4,7 em uma escala de zero a cinco. Boa parte dos entrevistados disse também que visitam a região através do famoso “boca a boca”, com informações de amigos ou parentes. Somente 5,4% disseram que tem interesse em retornar. O estudo completo está no site da Setur/BA.

 Para a prefeita Jucélia Nascimento, foi evento é estratégico para apontar caminhos rumo ao desenvolvimento da Costa do Dendê. “É um grande orgulho receber esse Fórum”.

Presidente do fórum, o secretário estadual do Turismo, José Alves, destacou os objetivos deste trabalho com foco na melhoria da qualidade dos serviços e produtos inovadores; aumento do fluxo turístico; elevação do gasto médio e da taxa de permanência dos turistas; e geração de emprego. “A análise estratégica demonstra inúmeras oportunidades para formatação de novos produtos nos segmentos de sol e praia, náutico, ecoturismo e cultural”, assinalou.

Ainda durante o evento, a Quadrilha Girassol fez uma breve apresentação. De acordo com Júlio Oliveira, a cultura também recebeu um olhar diferenciado durante o governo da prefeita Jucélia Nascimento. “antes, durante o São João, eles (Girassol), tinham, que sair de Valença e se apresentar em outros municípios”.

 Estiveram ainda presentes à reunião do fórum a prefeita eleita de Camamu, Ioná Queiroz; o secretário municipal do Turismo de Valença, Júlio Oliveira; o subsecretário do Turismo da Bahia, Benedito Braga; o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila, empresários, representantes de sindicatos, associações e a equipe técnica da secretaria.

Por Magno Jouber – Ascom – Governo de Valença

Fotos: Elton Andrade