Personal trainer fica obeso para viver dificuldade enfrentada pelos alunos

 

Apes

Em maio de 2011, o personal trainer Drew Manning decidiu viver na pele a dificuldade que seus alunos sentiam para emagrecer. Cansado de ouvir que ele não entendia quão difícil era estar acima do peso, o americano, que sempre foi magro, deu início ao projeto “Fit2fat2fit”.  Durante seis meses, ficaria sem se exercitar e abandonaria a alimentação saudável, registrando seu dia a dia em um blog. Depois faria o processo inverso: tentaria recuperar os 87kg iniciais.

– A principal razão pela qual eu decidi embarcar nesta jornada foi porque meus clientes diziam que eu não entendia quão difícil era estar acima do peso, já que sempre estive em forma. Eles estavam certos, eu não conseguia entender por que era tão difícil para eles comer de forma saudável e se exercitar. E eu também queria inspirar as pessoas de uma maneira única.

Sob acompanhamento médico, Drew passou a comer alimentos ricos em gordura e açúcar, além de beber muito refrigerante. Ele esperava ganhar de 20 a 25 quilos durante as 32 semanas em que engordaria, mas o ponteiro da balança chegou aos 34 quilos. Engordar só não foi ainda mais fácil porque o personal trainer era viciado em praticar exercícios. Antes, malhava cinco vezes por semana e ficava com peso na consciência quando não conseguia se exercitar.

– Decidi parar de me exercitar e me permitir comer o que eu quisesse quanto eu quisesse, vivia um estilo de vida típico de um americano sedentário. Na verdade, foi muito fácil no início. Eu não precisava ir à academia, o que significava mais tempo livre e, não vou mentir, o gosto dos alimentos era muito bom! Foi difícil não poder malhar porque eu era viciado em me exercitar e estar em forma – conta. 

No entanto, junto com os quilos vieram a preguiça, os problemas de saúde e a queda da autoestima. Tarefas simples, como amarrar os sapatos ou levantar do sofá, exigiam um esforço cada vez maior. Aos poucos, a mudança começou a afetar também o casamento do americano. Ao iniciar o projeto, ele tinha consciência de que seu corpo se transformaria, só não esperava sentir vergonha de ser visto sem roupa pela própria esposa.

Transformação: Drew (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)Drew Manning passou dos 87kg aos 121kg e conseguiu voltar ao seu peso original (Foto: Editoria de Arte)

– Era surpreendentemente difícil fazer coisas simples. Subir escadas era difícil, porque eu ficava sem ar facilmente, me curvar e tentar cortar as unhas dos pés, encontrar roupas que coubessem… Tudo era muito novo para mim e eu não estava preparado. A parte mais difícil eram os desafios mentais e emocionais que vieram com a obesidade. Eu travava batalhas com a minha autoestima em público, eu não queria que a minha mulher me visse daquele jeito, não queria que estranhos pensassem “olhe aquele cara gordo!” – revela. 

Seis meses depois, em novembro de 2011, Drew deu início ao processo inverso: eliminar 34kg no mesmo intervalo de tempo. Durante os primeiros trinta dias, ele não praticou exercícios físicos, apenas mudou os hábitos alimentares, para provar a importância da comida na perda de peso. Após um mês, já pesava 8kg a menos.

– Apenas mudando minha dieta, perdi 8kg e todos os meus exames de sangue voltaram aos níveis normais. Então eu voltei a praticar exercícios com uma intensidade mais baixa, principalmente exercícios com o peso do corpo, e gradualmente aumentei a intensidade e os pesos à medida que ficava mais em forma. Mesmo eu tendo perdido todo o peso que engordei depois de seis meses, minha força não era mesma – observa.

Drew Manning Eu Atleta (Foto: Divulgação)
Depois de ganhar comendo doces e frituras,
personal sofreu para fazer dieta (Foto: Divulgação)

Entretanto, restringir drasticamente o consumo de refrigerantes, doces e comidas gordurosas não foi fácil. O personal estava viciado em uma alimentação nada saudável e sofria com forme, dores de cabeça e mau humor. Ele percebeu que, para alguém que nunca se preocupou com calorias, seguir uma dieta rigorosa podia ser muito estressante.

– As duas primeiras semanas foram um inferno, porque meu corpo tinha se acostumado à comida processada e a todo o açúcar que eu estava comendo. Foi como passar por uma desintoxicação, eu estava literalmente largando as drogas. Finalmente percebi por que era tão difícil para os meus clientes manter a dieta. Eu provavelmente não teria entendido a menos que passasse por isso. A pior parte de perder peso foram as batalhas emocionais que aconteciam na minha cabeça. Por exemplo, quando você está tendo um dia ruim e você está triste, você só deseja comer bolo. Eu acho que as pessoas lutam mais com o lado mental e emocional de perder peso do que com o lado físico. Há muitas tentações e oportunidades para comer o que estiver na sua frente pela conveniência e porque o gosto é muito bom comparado ao da comida saudável – confessa.

Em maio de 2012, Drew havia voltado aos 87kg que pesava antes do projeto. Para ele, estar fora de forma foi tão difícil quanto lutar contra a balança. Se inicialmente o desafio tinha o intuito de provar ser possível perder peso com dieta e exercícios físicos, hoje ele vê a experiência como crucial para seu desempenho profissional. O personal admite que, até então, não compreendia a importância do trabalho psicológico no processo de emagrecimento.

– Eu tive que ser disciplinado para perder peso, mas também foi muito difícil ser obeso. Os olhares, o julgamento, a baixa autoestima, se sentir péssimo na maior parte do tempo, não conseguir brincar com os filhos porque você está sempre ofegante, dormir mal, sempre se sentir cansado… Eu costumava pensar que meus clientes eram apenas preguiçosos ou fracos. Esta experiência abriu meus olhos para o quanto a perda de peso é mental e emocional. Antes eu focava mais em passar menos comida e diferentes exercícios. Agora eu foco mais em orientar as pessoas a lidarem com seus desafios emocionais e a criarem maneiras de superá-los. Esta é a chave para fazer disso uma mudança de estilo de vida em vez de ser apenas mais uma dieta.

Fonte: Globo Esporte