Parabéns Valença, 166 anos de emancipação política

valenca-bahia-5

Nesta terça-feira (10/11), o município de Valença, localizado no Baixo Sul da Bahia, completa 166 anos de emancipação politica.

Valença inicialmente era distrito do município de Cairu, com a denominação de Santíssimo Coração de Jesus de Valença, elevando-se à condição de vila pela Carta Régia de 23 de janeiro de 1799 e instalando-se a 10 de julho do mesmo ano. Pela lei provincial nº 300, de 23 de maio de 1848, é criado o distrito de Guerém, sendo a vila elevada à categoria de cidade pela lei provincial nº 368, em 10 de novembro de 1849, recebendo então a denominação de Valença, informou o Wikipédia.

A cidade é provida de diversas praias: Ponta do Curral, Guaibim, Guaibizinho, Taquari, Atracadouro, além de cachoeiras e ilhas. É conhecida pelos turistas devido aos prédios históricos da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Amparo, Casarões da Praça da República, Recreativa e Câmara de Vereadores; este último citado recebeu a visita ilustre do Imperador D. Pedro I por dois dias.

“Cidade do camarão”, “Cidade do Dendê”, “Cidade desejo”, “Cidade nunca vencida”, “Cidade Terra de Paz”, são algumas formas que seus moradores carinhosamente atribuem a Valença

Nas Malhas da Lei

Foto: Leleza