Outubro rosa em Presidente Tancredo Neves tem grandes encontros pelos PSFs

_DSC0053

Equipes da Secretaria de Saúde do Município de Presidente Tancredo Neves tem realizado encontros com palestras informativas no âmbito de esclarecer e auxiliar as mulheres no combate e prevenção do Câncer de mama e de Colo do útero.

Durante todo o dia de ontem foram feitos vários momentos como a presença maciça das mulheres que são atendidas nos respectivos Postos de Saúde da Família nos Bairros do Japão, Nova Esperança, e Ginásio. Em todos estavam presentes as Enfermeiras das suas unidades e que conduziram as explanações do conteúdo, elaboraram toda temática na equipe. É importante continuar falando de como é indispensável as medidas de prevenção, como cada mulher pode se conhecer melhor e buscar ajuda para entender como deve proceder para fazer exames junto a um profissional de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, Desde a década 90, o mês de outubro tem sido dedicado ao trabalho de conscientização sobre o câncer de mama, tipo mais letal entre as mulheres e que afeta, por ano, mais de 57 mil brasileiras. Este ano, a campanha do Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, tem como objetivo desconstruir os mitos associados à doença. Entre os alertas, a importância da detecção precoce, a partir da orientação do médico e da realização da mamografia.

As Regiões Norte e Nordeste foram as que mais registraram crescimento, quando comparado o primeiro semestre deste ano com o mesmo período dos últimos cinco anos. Na Região Norte o aumento foi de mais de 100%, tanto no geral quanto na faixa prioritária, passando de 29.114 para 63.745, no geral, e de 14.376 para 33.963, na faixa prioritária. No Nordeste, o principal aumento foi na faixa prioritária, ampliando em cinco vezes o número de mamografias realizadas, passando de 124 mil para 629.517. No geral, o número de exames saltou de 261.341 para 401.421.

As ações de formação e conscientização vão continuar nas demais unidades de saúde do município. PTN NEWS.