OMS: varíola dos macacos está em 30 países fora da África

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta quarta-feira (1º/6), que 30 países já confirmaram casos positivos de varíola dos macacos desde o início do surto. De acordo com a agência internacional, 550 casos foram identificados. No entanto, as autoridades acreditam que o número deve aumentar à medida que as investigações avançam e os sintomas se tornam mais conhecidos.

“O súbito aparecimento de varíola dos macacos, em muitos países, ao mesmo tempo, sugere que pode ter havido transmissão não detectada por algum tempo”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

“A situação está evoluindo, e esperamos que mais casos de varíola dos macacos sejam encontrados”, continuou Ghebreyesus.

A líder técnica do programa de emergências da OMS, Rosamund Lewis, acredita que a transmissão da doença viral pode estar ocorrendo há semanas, meses ou até mesmo anos, sem ser detectada.

Ela pediu que as autoridades de saúde se empenhem em fazer a vigilância local e tratar adequadamente novos casos para conter a disseminação da doença.

“Não sabemos se está tarde demais para conter (o surto), mas sabemos que não é tarde demais para fazer o trabalho de saúde pública básica”, afirmou.