O que você precisa saber sobre NPK

NPK é uma sigla usada para indicar Nitrogênio, Fósforo e Potássio respectivamente, são nutrientes essenciais que as plantas precisam absorver em grandes quantidades para se desenvolverem bem e produzir os frutos, hoje vamos trazer um pouco de conhecimento sobre cada um, essas letras são a representação dos mesmos na tabela periódica.

O Nitrogênio (N) é um nutriente que faz parte da formação de proteínas e enzimas, quando falta nitrogênio a planta geralmente apresenta um amarelecimento nas folhas, é muito móvel na planta e no solo, por esse motivo não é possível detectar o nitrogênio no solo, um bom indicador é a quantidade de matéria orgânica presente. As fontes de não usadas na adubação são: Ureia, Sulfato de Amônio, Nitrato de Amônio e a adubação orgânica com cama de frango, esterco bovino ou ovino.  

O Fósforo é representado pela letra P, é muito importante nas reações que produzem energia para a planta crescer e frutificar, o fósforo é pouquíssimo móvel no solo, por esse motivo é recomendado que seja aplicado na cova no plantio pra facilitar o contato das raízes com o nutriente. As fontes de fosforo mais utilizadas são: Superfosfato Simples, Superfosfato Triplo, Fosfato Natural, Fosfato Monoamônico (MAP) dentre outros.

O potássio (K) é importante nos processos de regulação hídrica e osmótica, regula a abertura e fechamento dos estômatos, processo importante para que a planta não perca muita água em períodos secos, e o principal ativador de enzimas. A falta ou deficiência de potássio de forma geral provoca clorose e necrose na folha e reduz o crescimento da planta. As fontes de potássio usadas são: Cloreto de Potássio, Sulfato de Potássio, Nitrato de Potássio dentre outros.

È comum encontrar no mercado adubos formulados, como por exemplo (16-24-16) isso significa que em um saco de 50 Kg desse adubo você encontrara 16% de Nitrogênio, 24% de Fosforo e 16% de Potássio. Existem outras formulas, mas todas representam as porcentagens de NPK presentes.

Para realizar adubação correta  procure um técnico ou Agrônomo  e faça uma analise de solo. 

ENGENHEIRA AGRÔNOMA: ISLÂNDIA SANTOS