O exercício físico como colaborador no tratamento da depressão em idosos

Sintomas como perda de peso, sentimento de culpa, ideação suicida, hipocondria, queixa de dores e, eventualmente, psicose são mais acentuados em deprimidos idosos do que em deprimidos jovens e contribuem para declínio cognitivo e do condicionamento cardiorrespiratório nessa faixa etária.

Em revisão sistemática de Moraes et al., (2007) apresentaram duas vertentes diferenciadas na tentativa de elucidar a relação entre atividade física e depressão. – A primeira vertente indica a prática da atividade física como um fator influenciador na diminuição da intensidade dos sintomas depressivos. – A segunda vertente aponta para a influência da depressão na atividade física. Ao analisar 1.920 idosos ao longo de 6 anos, van Gool et al., (2003) verificaram que idosos que se tornaram depressivos tendem mais ao sedentarismo do que aqueles sem depressão.

Portanto, a depressão seria a causa da diminuição do estado geral de aptidão física.

Para testar os fatores fisiológicos, dois estudos, compararam as alterações nos níveis de depressão de idosos randomizados em três grupos: exercício, medicamento e combinados (medicamento e exercício). O grupo exercício foi monitorado quanto à intensidade e frequência do treinamento. A redução da depressão ocorreu nos três grupos, sem diferença significativa entre eles.

Após 6 meses, foi realizada uma nova análise da mesma amostra, sem randomização, concluindo que, quanto maior for o tempo gasto com exercícios, menores serão os níveis de depressão.

Além disso, o grupo exercício apresentou maior recuperação e menor recaída do que os outros observados.

Este apontamento reforça o estudo de Lampinem et al., (2000) verificaram que idosos que reduziram as atividades praticadas após 8 anos apresentaram aumento nos sintomas de depressão, enquanto que os indivíduos que aumentaram ou mantiveram a intensidade das atividades não apresentaram esse efeito.

Aplicação prática: Manter-se ativo em todo tratamento é fundamental.

Texto: professor Leonardo de Lima