“Novas universidades federais na Bahia são uma vitória para a população”, disse secretário Robinson Almeida

Para o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, a notícia da implantação de novas universidades federais na Bahia deve ser comemorada. Isso porque, durante 50 anos o estado possuiu apenas uma universidade federal, a Universidade Federal da Bahia – UFBA, em Salvador.
Já no governo Lula, duas novas federais foram implantadas, a Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com isso, a população poderá ter acesso ao ensino superior sem a necessidade de migrar para os grandes centros. Como aconteceu com o próprio secretário, que é santoantoniense, mas não pode realizar seus estudos na região.
Segundo o secretário Robinson Almeida, a presidente Dilma Rousseff, reconhecendo a carência que o estado tem em relação às vagas para o ensino superior, aprovou a implantação de quatro universidades federais em todo país, sendo que, duas delas na Bahia. Serão elas, a Universidade Federal do Oeste e a Universidade Federal do Sul da Bahia. Além disso, foi aprovada extensão da UFBA, para a cidade de Camaçari, e da UFRB para Feira de Santana.
Com a divulgação deste novo projeto, uma dúvida foi criada para o campus da UFRB em Santo Antônio de Jesus. O Centro de Ciências da Saúde, CCS, tem feito investimentos para conseguir trazer o curso de Medicina para o Centro, mas com a extensão da UFRB surgiram boatos de que o curso seria levado para Feira de Santana.
Questionado sobre esta questão, o secretário Robinson Almeida informou que, “há um debate para a ampliação do curso de medicina em todo país. Eu não tenho nenhuma informação de que o campus de Feira de Santana vai abrigar Medicina. O que eu sei é da tendência de Santo Antônio de Jesus abrigar todos os cursos da área de saúde. O debate ainda não está concluído, mas Santo Antônio é uma forte candidata”, afirmou.
Os investimentos que tem sido feitos na área de saúde em Santo Antônio, como o HRSAJ e toda a capacitação na área de saúde, representam para o secretário, pontos positivos na busca pela implantação o curso de medicina no CCS.

www.ptnnews.com.br