Nota oficial: Secretaria Municipal de Saúde

WhatsApp-Image-20160705 (1)

Secretaria Municipal de Saúde A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta informar a toda população os seguintes esclarecimentos: A meningite meningocócica é transmitida de pessoa a pessoa por contato direto através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato muito próximo com o doente (residente na mesma casa, colega de dormitório ou alojamento), comunicantes de creches e escolas e pessoas diretamente expostas às secreções respiratórias, portanto não há risco de transmissão indireta.

No período de 29 de junho a 02 de julho, foram notificados 03 casos de meningite meningocócica no município. Os casos tiveram início dos sintomas respectivamente em 28/06, 30/06 e 01/07, dos casos notificados dois evoluíram para óbito e o último encontra-se internado em tratamento. Os três casos foram confirmados laboratorialmente pelo teste de aglutinação em látex. O último caso de doença meningocócica registrado no município ocorreu no ano de 2008.

Medidas Adotadas A vigilância epidemiológica municipal, em consonância com a vigilância estadual, adotou medidas de controle pertinentes aos casos, tais como:

  • Investigação epidemiológica, coleta de material para análise e acompanhamento dos casos notificados;
  • Realização de quimioprofilaxia (uso de antibiótico específico) em todos os contatos elegíveis, conforme protocolo do Ministério da Saúde;
  • Vigilância e busca ativa dos sintomáticos.
  • Confecção de panfletos e cartazes com orientações informativas para a população; ·

Veiculação de nota informativa em mídias sociais e através de carro de som;

  • Mobilização dos profissionais de saúde para intensificação das orientações e medidas de prevenção à comunidade, revisão do protocolo de meningites e vigilância dos sinais e sintomas, para que sejam identificados precocemente.
  • Adiamento de uma semana para o retorno as aulas.

 

As investigações estão sendo aprofundadas a fim de verificar a existência de vínculos epidemiológicos entre os casos e prevenir a ocorrência de possíveis novos casos. A quimioprofilaxia é a principal medida de controle de surtos, e está indicada para os contatos próximos dos casos de doença meningogócica, quando elegíveis nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Todos os contatos próximos, independente da situação vacinal, devem receber a quimioprofilaxa. Contatos próximos são os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e escolas e pessoas diretamente expostas à secreções do indivíduo doente.

 

Não há recomendação de uso de medicamento para os profissionais de saúde que atenderam o caso de doença meningocócica, exceto para aqueles que realizaram procedimentos invasivos como: intubação orotraqueal, exame oftalmológico, passagem de cateter nasogástrico, sem a utilização de equipamento de proteção individual adequado (EPI).

 

Até o momento não há indicação de vacinação de bloqueio, por se tratarem de casos em áreas distintas, onde até o momento o estudo não mostrou vinculo epidemiológico entre os casos. A vacina contra meningite meningocócica na rede pública consiste de duas doses, aos 3 meses e aos 5 meses de vida, e o reforço com 12 meses de idade, sendo considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença.

Após a vacinação a proteção ocorre em média após 10 dias. Para outras faixas etárias, a vacina está disponível somente na rede particular. Doença meningocócica pós-morte Não existem recomendações para embalsamar ou lacrar o caixão, nem realização de necropsia. Não há necessidade de adotar medidas de controle para pessoas que estiveram presentes em velórios de pessoas que foram a óbito por doença meningocócica. Presidente Tancredo Neves, 05 de julho de 2016.

Atenciosamente, Tânia Andrade de Argolo Santos

 Fernanda de Almeida Sousa Secretária Municipal de Saúde Vigilância Epidemiológica