Nordestão: Bahia vence Sport e conquista o terceiro título na competição

Na Ilha do Retiro, houve empate em 1 a 1 e o Tricolor precisava de apenas um empate sem gols ou vencer por qualquer placar para levantar a taça do torneio
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Esporte Clube Bahia conquistou o seu terceiro título da Copa do Nordeste após vencer o Sport Recife por 1 a 0 nesta quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova. No jogo de ida realizado na Ilha do Retiro, houve empate em 1 a 1 e o Tricolor precisava de apenas um empate em 0 a 0 ou conquistar a vitória por qualquer placar para levantar a taça.

Diante de mais de 40 mil torcedores, o Esquadrão partiu em busca do resultado mesmo com a vantagem para este segundo confronto entre as equipes. Logo aos 4 minutos de jogo, os donos da casa levantaram a torcida após cruzamento de Edigar Junio para Régis, que cabeceou por cima da meta rubro-negra. Dois minutos depois, o Sport teve a chance de mandar a bola na área tricolor, mas o árbitro parou a jogada depois de marcar falta de ataque.

Aos 9, o Leão assustou com uma cobrança fechada de escanteio, porém a defesa do Bahia conseguiu afastar o perigo. Passados dois minutos, foi a vez do Tricolor. Armero recebeu a bola no meio de campo e fez bom passe para Edigar Junior, que girou e tocou com categoria por cima na saída do goleiro Magrão. Festa azul, vermelha e branca: 1 a 0 na Fonte Nova.

Aos 17, o Bahia pressionou a saída de bola dos adversários e por pouco não complicou a defesa do time pernambucano. Um minuto depois, Régis recebeu a bola na área, se atrapalhou no lance, porém conseguiu chutar na rede, mas pelo lado de fora. Aos 24, bola na área do Bahia. Fabrício lançou após cobrança de falta, mas a defesa estava atenta e jogou pra longe.

Aos 26, Régis teve a chance de jogar na área dos visitantes em uma cobrança de falta, no entanto o jogador chutou em cima da barreira formada por um homem só. O meia até tentou recuperar a jogada depois de pegar o rebote. Ele passou para Armero e avançou pela lateral, porém o colombiano não conseguiu devolver com sucesso. Aos 30, quase o Tricolor ampliou. Allione levantou na área e, depois de um desvio, Edigar Junio surgiu sozinho no segundo pau e cabeceou na trave.

Aos 32, expulsão no lado do Sport. Após lance de perigo na área do Bahia, o árbitro viu simulação do atacante Rogério, que foi para o chuveiro mais cedo ao tomar o segundo cartão amarelo. O jogo seguiu sem grandes lances nos primeiros 45 minutos de jogo. Fim da primeira etapa: Bahia na frente.

No segundo tempo, o Bahia entrou em campo com o mesmo time, enquanto o Sport trocou o lateral Raul Prata pelo atacante Marquinhos, o mesmo que defendia o Vitória. Aos 2, o Esquadrão balançou as redes dos visitantes, porém Edigar Junio estava impedido no lance e o árbitro anulou o gol corretamente. Aos 4, Marquinhos levantou a bola na entrada da área, Diego tocou por baixo, e o atacante André tentou chegar, porém o goleiro Jean veio primeiro e ficou com ela.

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Mais substituições no lado rubro-negro: aos 6, o meia Fabrício saiu para a entrada de Everton Felipe. Enquanto isso, o Tricolor pressiona: aos 10, o goleiro Jean lançou a bola até a meta adversária. Régis recebeu, correu com a bola e chutou pelo lado de fora. Festa nas arquibancadas. Dois minutos depois, o Bahia assustou de novo. O Tricolor avançou com facilidade e, no final da jogada, a bola sobrou para Edigar Junio. O atacante chutou da pequena área, mas o experiente Magrão estava atento e jogou para escanteio.

Sem grandes lances, o Sport não conseguia encaixar suas jogadas. Aos 17, Marquinhos levantou na área após cobrança de falta, mas a bola passou direto para a linha de fundo. Mudança no Bahia: aos 19, saiu Renê Júnior e entrou Juninho, autor do gol no jogo de ida na capital pernambucana.

Sumido na partida, foi a vez do atacante Zé Rafael levar perigo. Aos 21, o jogador recebeu em velocidade pela esquerda após contra-ataque rápido e obrigou Magrão a fazer boa defesa.

Aos 33, o Bahia perdeu a chance de ampliar. Após contra-ataque, Zé Rafael recebeu em velocidade e passou para Allione, que desperdiçou a oportunidade de marcar para o Esquadrão de frente para Magrão. Aos 37, o técnico Guto Ferreira fez a sua última alteração no elenco: saiu Zé Rafael e entrou Gustavo em seu lugar.

Aos 42, bom lançamento de Marquinhos para Mena. O chileno dominou na ponta esquerda, mas pegou mal da hora de cruzar. O Bahia recuperou a bola. Sem grandes lances, o juíz apita. Fim de jogo na Fonte Nova.

Sequência – Agora o Tricolor entra em campo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro contra o Botafogo no próximo domingo (28), às 19h, no Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro.