Mulheres vítimas do câncer de mama montam ONG no interior da Bahia

‘Amigas do Peito’ foi montada há três meses em Santo Antônio de Jesus.

Há dois mamógrafos na cidade e apenas um faz exame pelo SUS.

 

Um grupo de mulheres se uniu no combate ao câncer de mama na cidade de Santo Antônio de Jesus, a 193 km de Salvador. Elas integram a campanha ‘Outubro Rosa’, realizada em vários países em apoio à luta contra a doença. Na cidade, existem apenas duas máquinas para fazer a mamografia, os mamógrafos, responsável pelo exame preventivo, e somente uma delas atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De janeiro até setembro deste ano, foram feitos 2.279 exames de mamografia e 11 deram resultados sugestivos para câncer de mama. A rede pública da cidade atende a 14 municípios na região. O médico mastologista Luciano Ramos alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer.
“Mamografia é o principal exame para prevenção do câncer de mama. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o primeiro exame, que nós chamamos de mamografia de base, deve ser realizado a partir dos 35 anos. E anualmente a partir dos 40 anos. Isso é fundamental”, explica.
Algumas mulheres que tiveram o câncer de mama e precisaram se tratar na cidade montaram há três meses a ONG ‘Amigas do Peito’. Entre elas, está a jornalista Valdelice Costa. “É um problema que pode acontecer em qualquer casa, com qualquer pessoa, não faz distinção. Nosso trabalho está dentro desse contexto, levar informação e que essas informações tragam resultados positivos no sentido de prevenir e também de tratar, se já existirem casos na comunidade”, relata.
A dificuldade de tratar a doença em Santo Antônio de Jesus fez elas se unirem. A designer de interiores Cristiana Diniz conta que nada para com a descoberta da doença. “A vida continua, eu tenho três filhos, tenho o meu trabalho, que eu adoro, e estou aqui, agora ajudando outras pessoas”, comenta. (fonte G1)