“Moro nas ruas e sou usuário de drogas desde os 17 anos”, diz morador de rua, conheça a situação dos Bairros do Centro de Salvador.

 Salvador-Ba: A realidade da vida de pessoas pessoas em situação de rua, estima-se atualmente 17 mil moradores. Foto: Editoria de Cidade

 

Na capital baiana, é possível observar pessoas em situação de rua diariamente. Atualmente estima-se que cerca de 17 mil pessoas vivem à margem da sociedade, pois não possuem acesso aos direitos básicos garantidos pela Constituição. A ausência de vínculos ou perdas familiares, falta de escolaridade e uso de drogas são determinantes para usar a via pública como moradia.

A Agência em Pauta, através da Editoria de Cidade, percorreu bairros de Salvador visando conhecer a realidade de pessoas em situações de rua. Um dos que se destaca pela concentração de moradores de rua é o Piedade, historicamente conhecido por sua beleza arquitetônica e a Igreja Nossa Senhora da Piedade, ponto onde geralmente é notório o número de pedintes.

Entrevistamos o Sr. João, que nos relatou sobre sua história, “moro nas ruas e sou usuário de drogas desde os 17 anos. Piedade é a minha casa, meu terreiro também. Tenho convívio próximo da mãe, mas prefiro o isolamento para não incomodar ninguém,”, conta.

Ele afirmou ainda sobre o seu desejo de sair das drogas, do alcoolismo e da prostituição. Vimos também famílias, crianças sem roupas dormindo na praça, percorrendo pelas ruas em pleno sol de Salvador. Observamos, em diversos pontos, pessoas dormindo alheio ao calor ou até mesmo anestesiados por uso de entorpecentes.

Contudo, bastava um tempo a mais com eles para observarmos que em seus olhares haviam pedidos de socorro e esperança.

PTN NEWS/Agência em Pauta/Editoria de Cidade