Ministério da Saúde deve liberar 4ª dose para toda população adulta nesta semana

O Ministério da Saúde pretende liberar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para toda população acima dos 18 anos ainda nesta semana, de acordo com informações do Globo. Atualmente, o público-alvo da quarta dose são pessoas acima dos 50 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos.

O órgão também avalia se todas as idades serão atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou se parte da população contemplada precisará se vacinar em clínicas particulares. Os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca devem ser aplicados durante a campanha da quarta etapa de vacinação. O intervalo será de quatro meses, a partir da aplicação da terceira dose.

“Observando o comportamento do vírus, estamos caminhando para termos, pelo menos, um (segundo) reforço na população acima de 18 anos” disse o secretário-executivo da pasta, Daniel Pereira ao Globo.Continua depois da publicidade

Apesar da liberação do Ministério da Saúde, as datas de vacinação podem variar em cada localidade, pois os estados e os municípios possuem autonomia na definição do calendário vacinal.