Menino de 12 anos viaja da BA a MG escondido em carroceria de caminhão

Ele percorreu mais de 1,1 mil quilômetros durante 40 horas.
Justiça de Estiva determinou que o garoto volte para a Bahia.

Um menino de 12 anos saiu do município de Teixeira de Freitas (BA) e chegou em Estiva, na Região Sul de Minas Gerais, escondido na carroceria de um caminhão que transportava frutas. Foram dois dias de viagem e mais de 1,1 mil quilômetros até a fome apertar e ele descer em um posto de combustíveis. “Ele [caminhoneiro] chegou, aí eu subi em cima. Ele foi abastecer, tomar banho, jantou, aí quando ele tava jantando eu tava arrumando a lona. Depois eu escondi, ele levantou a lona e não me viu”, contou o garoto.

O percurso foi feito em cerca de 40 horas. O menino disse que dormiu a maior parte do tempo. Sem água, na hora em que a fome apertava, ele recorria aos mamões. “Eu só comi dois. Se eu comesse mais e ele [caminhoneiro] me pegasse, ele iria contar o mamão e eu teria que pagar, aí eu não tinha dinheiro. Não estava aguentando andar de fome. Eu estava todo duro, com dor na barriga de fome”, falou. Segundo o menino, a intenção dele era chegar a São Paulo, mas o cansaço e principalmente a fome, fizeram com que ele descesse do caminhão.
O garoto só foi descoberto depois que um vigia do posto de combustíveis desconfiou e resolveu chamar a polícia. Desde então, a criança está sob responsabilidade do Conselho Tutelar de Estiva, na casa de uma conselheira. Por trás de um menino comunicativo, alegre, uma realidade triste.
Esta não foi a primeira vez que ele fugiu de casa. Na Bahia, ele praticamente morava na rua.
Apesar de satisfeito e com vontade de ficar em Estiva, o menino não ficará no Sul de Minas. O juiz da cidade determinou que o menino retorne e o município vai viabilizar o retorno. Ainda não há data definida para a viagem.
(Fonte: G1)