Lockdown será adotado em Gandu na próxima semana; entenda como funcionará

O sistema de lockdown será adotado em Gandu a partir da próxima quinta-feira, (02/07). O comunicado foi feito pelo prefeito Leonardo Cardoso, durante live na noite desta sexta-feira, (26). Com 551 casos confirmados e 10 óbitos, Gandu é a 6º cidade da região sul com maior número de casos e lidera o ranking na região, na frente de sete outras cidades.

Em português, o lockdown significa bloqueio total ou confinamento e é considerada a medida mais extrema no combate ao novo coronavírus. Ele consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.

De início o lockdown terá vigência de uma semana e vai analisar como à curva do vírus vai se comportar. Segundo o prefeito, em caso de descumprimento da nova medida, o autor será detido pela polícia. Porém, não há informação se a pessoa pagará multa ou ficará detido.

VEJA O QUE FUNCIONA DURANTE O SISTEMA DE LOCKDOWN

Alimentos em geral, mas apenas no sistema delivery;
Farmácias;
Clínicas médicas;
Postos de Combustíveis;
Carga e descarga somente para alimentos e remédios;
Correios apenas para entregas de encomendas;
Serviços de obras de saneamento básico e ligados à saúde;
Circulação de veículos apenas oficiais e para socorros.

Fonte: Diário Paralelo