Itiruçu comemora 80 anos de emancipação política.

IMG_4829-400x266

Hoje 80 anos de emancipação política comemora oficialmente o município de Itiruçu, apesar de o Executivo ter comemorado antecipadamente nos dias 29 e 30 de Agosto o, 01 de Setembro é o aniversario da cidade.   A Prefeitura de Itiruçu antecipou as comemorações alusivas aos 80 anos de emancipação politica-administrativo para este último final de semana, em razão de comodidade a população e à participação dos municípios vizinhos.

Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal preparou uma grande programação, incluindo atividades esportivas, culturais, celebração religiosa, passeio ciclístico, espaço infantil, Shows com encontro de vozes, apresentações com a participação de municípios regionais, exposição de caricaturas de Dinossauros, participação dos comércios locais e regionais, stand cultural, artesãos do município e região, apresentação das escolas do município; Saúde, em geral; Alimentação; Espaço Infantil, Desfile Afro, além de apresentações de grupos de danças e da Quadrilha Casa de Reboco de Jaguaquara. O tema escolhido em alusão a aniversariante das Bodas de Carvalho do Município foi: “Itiruçu, 80 anos de História; Agregando Valores e Culturas”.

DSC00239

A ‘Feira Multitemática’ contou com a participação de municípios do Vale Jiquiriçá e do, que exibem as riquezas culturais, comerciais e sociais de Itiruçu e regiões vizinhas. A programação iniciou às 06:30h, do domingo (30) com café da manhã para ciclistas, que realizaram um passeio por Ruas da cidade, com encerramento na Praça Gilberto Scaldaferri, onde aconteceu Apresentação da Fanfarra Municipal.

DA HISTÓRIA

Conta a História que a primeira penetração do território do município data de 1823, conhecido como Morro Grande, mais tarde Alto do Bonfim. Foi o arraial elevado a sede da subprefeitura de Itiruçu, em 1933. E, afinal, após luta gloriosa, obtinha-se a completa independência a 18 de julho de 1935, pelo Decreto nº 9.599 que permaneceu o nome de Itiruçu, e passou a município. O nome de Itiruçu é originário do Tupi: morro grande. Os naturais do município denominam-se “itiruçuenses”. Foi importante para Itiruçu a vinda dos italianos, que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura e integração social e cultural com a população da terra que adotaram como sua.

bandeira-400x274

O município de Itiruçu é composto do Povoado de Upabuçu, Vila Pimentel, Vila Geraldo Cerqueira, Povoado Luiz Caetano (Várzeas), Teixeira, Baixa do Meio, Pati, e o povoado Vitória. Tem como limite: ao norte, Lajedo do Tabocal; ao Sul, Jequié; a leste, Jaguaquara e a oeste, Lafaiete Coutinho. O visitante vai desfrutar de serras, morros, rios e lagoas na localidade.

A equipe do Blog Itiruçu saúda os itiruçuenses por mais um aniversário na história. Povo que mesmo antes de qualquer podo já construía sua história. Aos chegados e com suas lutas ajudaram na construção do município, nossa gratidão e respeito. Que nos próximos 80 anos, Itiruçu possa agregar valores aliado ao desenvolvimento. (Itiruçu Online)