I Seminário: Diálogos sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres em Presidente Tancredo Neves

Segunda-feira, 09 de setembro, a partir das 19h, ocorreu, na Câmara de Vereadores do município de Presidente Tancredo Neves, o I Seminário: Diálogos sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres.
O evento, promovido pelo Grupo Meninas e Mulheres Empoderadas, através do Projeto Empoderar: A escolha é da Garota (apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e Fundo Social Ela), e pela Sala do Empreendedor, com apoio da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves, possibilitou a compreensão do assunto em questão nos âmbitos do direito, da saúde e da assistência social.

A Dra. Jaredes Maria, advogada da AJ Advocacia, explanou sobre a Declaração Universal dos Direitos da Pessoa Humana, avanços e retrocessos na área do direito sexual e reprodutivo. Ressaltou que, fazem-se necessários esforços coletivos para que todos tenham acesso aos direitos preconizados pela legislação e estes não retrogradem.


Jéssica Silva, profissional formada em enfermagem, dialogou sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), cultura do machismo, sexo seguro e consentimento, dirimindo as dúvidas das pessoas presentes. Já Rosana, assistente social de formação, relatou acerca do aborto e papel do profissional da assistência social na esfera também da defesa de direitos, especialmente das pessoas vulneráveis. Para a participante, Jaciara, o diálogo foi muito interessante, pois abordou temas imprescindíveis e que proporcionaram a elevação de seus conhecimentos.
É importante frisar que todas as mulheres têm o direito a uma sexualidade plena, em condições seguras e saudáveis, de tomar decisões livres, informadas, voluntárias e responsáveis sobre a sexualidade, à informação e aos meios necessários para a garantia da saúde sexual e reprodutiva. Devem ser respeitadas quanto à orientação sexual e a identidade de gênero, livre de coerção, discriminação e violência. (Consenso de Montevidéu, 2013. Parágrafo 34).
É importante destacar que, a proposta do Projeto Empoderar: a escolha é da garota, é desenvolver ações de formação visando ampliar a informação sobre o direito à saúde sexual e reprodutiva feminina no município de Presidente Tancredo Neves, por meio de oficinas, palestras e rodas de conversas, favorecendo, também, o empoderamento feminino, a libertação de padrões machistas, o autoconhecimento, autocuidado, empatia e formação crítica.