Gripe, Covid, Sinusite ou Dengue? Saiba diferenciar e como tratar

Além da volta do aumento de casos de Covid-19, os brasileiros enfrentam outras doenças como gripe, sinusite e dengue. Dor de cabeça, tosse, febre, cansaço, dor na garganta, fraqueza, dor nos olhos e coriza são reclamações frequentes.

O médico infectologista Klinger Soares Filho explica como identificar e tratar essas doenças.

Gripe

A gripe é uma infecção causada por uma

série de vírus (influenza, parainfluenza, rinovírus, metapneumovírus, vírus sincial respiratório) que acomete todas as idades e causa sintomas respiratórios com tosse, coriza e febre baixa. É uma doença que tem sazonalidade, sendo mais comum no período do inverno.

O diagnóstico muitas vezes é clínico e ao ter interesse em descobrir qual o causador da doença, pode-se optar pelo painel viral, onde irá detectar vários tipos de vírus. Porém, como a doença na sua maioria das vezes é benigna e autolimitada e o teste caro, não se faz o diagnóstico da etiologia.

O tratamento é feito com combate aos sintomas e repouso, com melhora em poucos dias.

Covid-19

A Covid-19 também é uma infecção respiratória com sintomas bastante semelhantes ao da gripe. Como o vírus tem circulado bastante no Brasil, é um diagnóstico importante a ser levantado.

O diagnóstico pode ser feito pelo teste de antígeno atualmente vendido em farmácias, e pelo RT-PCR, que é uma técnica molecular de detecção do vírus.

O tratamento da doença é feito também com controle sintomático e suporte nos casos leves e naqueles casos que demandam uso de oxigênio suplementar, pode ser realizado corticoterapia.

Dengue

A dengue também é causada por um tipo de vírus, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e tem como sintomas febre, cefaleia, mialgia, dor atrás dos olhos, fraqueza, manchas vermelhas no corpo e dor nas articulações.

O diagnóstico pode ser feito com um exame de sangue onde é feito a sorologia para dengue e o tratamento é feito com sintomáticos, repouso e hidratação oral. Alguns casos podem complicar, sendo necessário internação hospitalar.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios das face que pode ser causada tanto por processos alérgicos quanto infecciosos, podendo surgir inclusive como complicação dos quadros de gripe.

Os sintomas variam de dor de cabeça, febre, cansaço e perda de apetite. Para realização do diagnóstico é necessário procurar um médico.

O tratamento pode ser composto de antibióticos e manejo dos sintomas.