Família de Dioney candidato a prefeito de Teolândia está  envolvida em esquema do auxílio emergencial

Carlos Antônio Fernandes de Souza, Carlinhos de Diu.

Uma denúncia chegou até o conhecimento de nossa redação, trata-se dos parentes mais próximos do candidato a prefeito da Cidade de Teolândia, Dioney do partido PSB-40, conforme informações oficiais como constam no site do Auxílio Emergencial do Governo Federal, o irmão do candidato a prefeito Dioney, Carlos Antônio Fernandes de Souza, Carlinhos de Diu, funcionário público ativo, agricultor se inscreveu e burlou informações que são recomendadas para adquirir o benefício e conseguiu receber 02 parcelas do benefício que foi bloqueado, e o mesmo será notificado a devolver o dinheiro aos cofres públicos .

candidato a prefeito Dioney

O mesmo aconteceu com a senhora Valdelice Fernandes de Souza, Valdelice de Diu( servidora aposentada do estado), a mesma recebeu a primeira e segunda parcela do auxílio emergencial, porém não preenche todos os requisitos . A mesma foi bloqueada e será notificada a devolver aos cofres públicos o dinheiro.

Vale ressaltar que o trabalhador que fraudar o sistema ou receber o benefício sem ter direito e não devolver o dinheiro pode responder criminalmente pela infração.

Até o dia 04 de setembro, mais de 1,3 milhão de CPFs, no entanto, chegaram a ser bloqueados por suspeita de fraude no benefício, conforme a Caixa Econômica Federal. Mas, quem recebe o benefício indevidamente, sem se enquadrar nos critérios do governo, pode responder criminalmente pela infração – mesmo sem fazer parte de algum esquema como a “central de fraudes” descoberta pela polícia em agosto, especializada em realizar saques indevidos. A medida está prevista no art. 2º da Lei n.º 13.982/2020, segundo o Ministério da Cidadania.

Para evitar problemas, quem recebeu sem ter direito deve fazer a devolução do dinheiro.

Até o final de agosto, foram devolvidos aos cofres públicos mais de R$ 134,7 milhões, que haviam sido recebidos por 135.709 pessoas.