Evento beneficente para arrecadar fundos para criança que sofre de leucemia acontece neste final de semana em Corte de Pedra

Evento beneficente em prol da pequena Layne, 8 anos em Corte de Pedra acontecerá neste final de semana dia 22 e 23 de setembro de 2018. A pequena sofre com problemas de Leucemia, o evento visa arrecadar dinheiro para ajudar a família que luta para dá de volta a saúde de Layne, também busca levá-la para São Paulo, afim de fazer uma pesquisa sobre medulosa.
O evento acontecerá no espaço Boa Vista em Corte de Pedra e contará com atrações locais, Beto Amazonas, Gabriel Sampaio, Os Filhos de Maninho, Rick Andrade, no domingo o cantor Robert Lucas estará se apresentando. O PTN NEWS apoia esse evento, é importante a presença de todos, o momento é de ajudar o próximo, faça sua parte!

Entenda sobre a doença

O que é Leucemia?

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A medula é o local de formação das células sanguíneas, ocupa a cavidade dos ossos e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.

O tratamento para leucemia pode ser complexo, dependendo do tipo de leucemia e outros fatores. No entanto, existem estratégias e recursos que podem ajudar a tornar o seu tratamento bem sucedido.

No Brasil, atualmente a leucemia é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres. (1)

Classificação da leucemia

Os médicos classificam a leucemia com base na velocidade de progressão e no tipo de células envolvidas. O primeiro tipo de classificação é a rapidez com que a leucemia progride:

– Leucemia aguda: Na leucemia aguda, as células sanguíneas anormais são células sanguíneas imaturas (explosões). Eles não podem realizar suas funções normais e se multiplicam rapidamente, então a doença piora rapidamente. A leucemia aguda requer tratamento agressivo e atempado.

– Leucemia crônica: Existem muitos tipos de leucemias crônicas. Alguns produzem muitas células e outros têm um déficit na produção de células. A leucemia crônica envolve células sanguíneas mais maduras. Estas células do sangue replicam ou acumulam mais lentamente e podem funcionar normalmente por um longo período de tempo. Algumas formas de leucemia crônica inicialmente não produzem sintomas iniciais e podem passar despercebidas ou não diagnosticadas por anos.

O segundo tipo de classificação é como o glóbulo branco é afetado:

– Leucemia linfocítica: Este tipo de leucemia afeta as células linfóides (linfócitos), que formam tecido linfático ou linfático. O tecido linfático compõe seu sistema imunológico.

– Leucemia mielógena: Este tipo de leucemia afeta as células mieloides. As células mieloides geram glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e células produtoras de plaquetas.

Tipos

Os principais tipos de leucemia são:

Leucemia linfocítica aguda (ALL)

Este é o tipo mais comum de leucemia em crianças pequenas. TODOS também podem ocorrer em adultos. A ALL é o tipo de câncer mais comum durante a infância, não é uma doença hereditária e suas causas ainda não são conhecidas. Atualmente, 90% das crianças em tratamento chegam à cura.

A doença ocorre quando as células-tronco, responsáveis por dar origem aos componentes do sangue (glóbulos brancos, que combatem as infecções; glóbulos vermelhos, que fazem oxigenação do organismo; e plaquetas, que impedem as hemorragias), sofrem alterações.

Leucemia mielóide aguda (AML)

Leucemia mieloide aguda é um tipo de câncer nas células do sangue e na medula óssea, região em que as células do sangue são produzidas. Esse tipo de leucemia ataca as células mieloides, que normalmente se desenvolvem formando alguns tipos de glóbulos brancos, que funcionam na defesa do nosso corpo, principalmente contra infecções. A AML ocorre em crianças e adultos. Saiba tudo sobre a AML aqui.

Leucemia linfocítica crônica (CLL)

A leucemia linfoide crônica é um subtipo de leucemia conhecido desde 1903. Ocorre em virtude de uma lesão adquirida, ou seja, não hereditária, no material genético de um linfócito na medula-óssea. Esta célula passa a proliferar sem controle e a invadir diferentes tecidos e o sistema sanguíneo. Com CLL, a leucemia crônica mais comum, você pode se sentir bem durante anos sem precisar de tratamento. Saiba mais sobre esse tipo de leucemia aqui.

Leucemia mielóide crônica (LMC)

Este tipo de leucemia afeta principalmente os adultos. Uma pessoa com LMC pode ter poucos ou nenhum sintoma durante meses ou anos antes de entrar em uma fase em que as células de leucemia crescem mais rapidamente.

A LMC se distingue dos outros tipos de leucemia pela presença de uma anormalidade genética nos glóbulos brancos, denominada cromossomo Philadelphia (Ph+). Os cromossomos das células humanas compreendem 22 pares (numerados de 1 a 22 e dois cromossomos sexuais), num total de 46 cromossomos. Nos pacientes com a doença, estudos mostraram que existe uma translocação (fusão de uma parte de um cromossomo em outro cromossomo) em dois cromossomos, os de número 9 e 22, caracterizando assim a leucemia mieloide crônica.

Outros tipos de leucemia

Existem outros tipos mais raros de leucemia, incluindo leucemia de células pilosas, síndromes mielodisplásicas e distúrbios mieloproliferativos.

Causas

As leucemias se originam de uma alteração genética adquirida, ou seja, não hereditária. A divisão e morte celular são controladas por informações contidas nos genes, dentro dos cromossomos. Erros que acontecem no processo de divisão da célula podem causar uma alteração genética que ativa os chamados oncogenes, que promovem a divisão celular, ou que desativam os genes supressores de tumor, responsáveis pela morte celular (apoptose). Em ambos os casos há, então, multiplicação exagerada de uma mesma célula, levando ao surgimento do clone (câncer).

Apesar de sabermos que existem alguns fatores de risco que propiciam o surgimento do câncer, a causa exata ainda é desconhecida. (2)

Fatores de risco

Os fatores que podem aumentar seu risco de desenvolver alguns tipos de leucemia incluem: (3)

Tratamento anterior de câncer

As pessoas que tiveram certos tipos de quimioterapia e terapia de radiação para outros tipos de câncer têm um risco aumentado de desenvolver certos tipos de leucemia.

Distúrbios genéticos

As anormalidades genéticas parecem desempenhar um papel no desenvolvimento da leucemia. Certas desordens genéticas, como a síndrome de Down, estão associadas a um risco aumentado de leucemia.

Exposição a determinados produtos químicos

A exposição a determinados produtos químicos, como o benzeno – que é encontrado na gasolina e é usado pela indústria química – está associada a um risco aumentado de alguns tipos de leucemia.

Fumar

Fumar cigarros aumenta o risco de leucemia mielóide aguda.

História familiar de leucemia

Se os membros da sua família tiverem sido diagnosticados com leucemia, o risco de doença pode ser aumentado.