Esmeralda rara de quase meia tonelada retorna à Bahia

Uma esmeralda de 404,8 kg, encontrada no ano passado na Bahia, está voltando para o estado. O retorno acontece após o dono da gema, um empresário baiano, não fechar negócio com possíveis compradores em Minas Gerais, na última segunda-feira (16). A informação é do portal g1 Minas. “Havia uma negociação em curso, mas acabou não dando frutos”, disse ao portal Flávio Otero, advogado do empresário, que não teve a identidade revelada.

O geólogo e professor no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Igeo/ Ufba), André Klumb, afirma que o valor pode ser bilionário. “[É possível] comprar um cristal de esmeraldas por R$ 2 como por US$ 2 milhões. Depende da cor, cristalinidade, impurezas e fraturas”, afirma.

Klumb lembra que o processo de negociação também interfere no preço. O vendedor tem duas opções: apresentar a pedra como uma peça de coleção ou individualizar os cristais de esmeralda para vender ao setor de lapidação. Nos dois casos, não existe cotação precisa. Veja mais no Correio 24 horas