Enem começa ao meio-dia; portões abrem às 11 horas‎

É na tarde de hoje que os cerca de seis milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil começam a avaliar os conhecimentos obtidos no Ensino Médio. A poucas horas da primeira parte do exame, o momento é de preparação e atenção para as orientações sobre horário e material necessário para a prova.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), esta edição da prova vai ser realizada por 239 mil estudantes só no Pará. Preocupada em não perder o foco, desde a manhã de ontem, a estudante Rilciane dos Reis já estava com tudo preparado. As canetas de tinta preta e com corpo transparente, único tipo permitido durante o exame, já estavam separadas em um local específico junto ao seu cartão de inscrição e a carteira de identidade.
O café da manhã também havia sido pensado estrategicamente para garantir o bem estar no momento da prova. “Eu quero dormir até mais tarde e tomar um café reforçado antes de ir para a prova”, conta. “Fiz tudo com antecedência para não passar sufoco na hora. A gente se preparou o ano todo e não pode perder o foco em cima da hora”.
Ainda na tarde de ontem, Rilciane foi ao colégio onde estuda, para participar da última revisão para o Enem. Porém, no dia da prova, para ela, o melhor é preparar o psicológico. “A ideia é descansar muito para valer todo o trabalho feito durante o ano. Agora é só esperar a hora de ir para a prova”.
A orientação foi passada pelos professores conforme a data do exame ia se aproximando. Segundo a coordenadora do convênio da escola onde Rilciane estuda, Rafaella Franco, o conteúdo terminou de ser repassado aos alunos ainda no meio do ano. “Em junho terminamos o conteúdo e desde agosto estamos fazendo revisão. Nós treinamos o aluno para fazer o Enem desde janeiro com as avaliações no estilo do Enem”, afirma. “Agora o que se tem que trabalhar é mais a parte psicológica para que se possa transmitir segurança ao aluno de que ele está preparado”.
Quem também se preocupou em não deixar as coisas para a última hora foi a dona de casa, Rosenilde Rodrigues. Na manhã de ontem, ao passar pela avenida Magalhães Barata, ela aproveitou para comprar as canetas que seriam utilizadas por dois de seus filhos e pelo marido na tarde de hoje. “Quis deixar tudo garantido para amanhã (hoje). Eu já tinha procurado perto da minha casa, mas não tinha achado”.
Atenta para o modelo de prova utilizado pelo Enem, a professora de língua portuguesa e redação, Eliana Silva, orienta que o candidato preste atenção ao enunciado das questões. “As disciplinas são agrupadas no que chamados de transversalidade, quando as disciplinas são abordadas e, nesse sentido, o comando da questão é crucial”, orienta. “Se o aluno não for bem orientado quanto ao comando, ele pode ficar perdido e não saber o que estão perguntando”.
Segundo ela, essa confusão pode ser causada pela característica da prova do Enem de abordar diferentes disciplinas que se complementam em um único enunciado. “O aluno tem que identificar qual é o foco da pergunta. Todas as alternativas apresentadas são aplicáveis ao que o texto fala, mas só uma atende à pergunta”, afirma. “A pergunta direciona à resposta certa”.
A professora também orienta sobre os cuidados com a redação. “A redação cobrada é dissertativa-argumentativa. Então está focada na linha da persuasão, onde o candidato tem que provar um ponto de vista”, alerta. “Geralmente as redações do Enem pedem ações que o candidato possa sugerir para solucionar o problema social apresentado”.
HORÁRIO
Para os cerca de 1,9 milhão de candidatos que farão prova na Região Nordeste e para os cerca de 600 mil que participarão do exame na Região Norte, a preocupação com o horário deve ser redobrada. Apesar das regiões não estarem incluídas no horário de verão, o horário de realização da prova do Enem será afetado, já que o horário de fechamento dos portões está de acordo com o horário oficial de Brasília.

O diretor de ensino médio e educação profissional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), José Roberto Alves, confirma que, no Estado do Pará, a prova será realizada uma hora mais cedo do que seu horário oficial de realização. “Conforme orientação do próprio edital, onde não tem horário de verão, tem que ser respeitado o horário de Brasília”, afirma. “Os portões fecharão às 12hm (diario do Paraná)