Em Itagibá. Atlantic Nickel investirá US$ 335 milhões em instalação de mina subterrânea

A Atlantic Nickel, do fundo de private equity britânico Appian, investirá 335 milhões de dólares, a partir de 2026, para a instalação de uma mina subterrânea de níquel sulfetado em Itagibá, informou a empresa à Reuters nesta segunda-feira. O investimento, com foco no crescente mercado de baterias, deverá ser realizado nos primeiros cinco anos do desenvolvimento do projeto, de acordo com Plano de Aproveitamento Econômico (PAE), que expandirá para 34 anos as operações da Mina Santa Rita.

O aporte da mineradora detida 100% pelo Appian, um fundo especializado em investimentos em mineração, deve consolidar a Atlantic Nickel como uma das principais fornecedoras de níquel sulfetado do mercado mundial e a única atualmente em operação na América Latina, segundo a empresa.

“Esse novo plano econômico eleva a Atlantic Nickel para um novo patamar internacional, com uma operação cada vez mais sustentável. Com menos emissão de carbono, mais segura e responsável e com um produto de excelente qualidade para atender à demanda não só de baterias elétricas, mas ao amplo mercado de eletrificação”, disse o CEO do grupo Appian no Brasil, Paulo Castellari, em nota. Leia a matéria completa na Moneytimes