Em dia de calor intenso, termômetros marcaram 37.°C em cidades da microrregião.

37 º C na ultima terça-feira, dia, 19/03

Um calorão, assim é definida a ultima terça-feira e esta quarta-feira, dia 20, no Vale do Jiquiriçá, os termômetros atingiram às 14h, 36.9°C, nem nos meses de dezembro e janeiro se registrou tanto calor assim.  Na estação de Cruz das Almas, 38.1°C

A vegetação costumeiramente verde, já perdeu espaço para um amarelo ”pálido”, muitos municípios enfrentam crise hídrica, destacando-se São Miguel das Matas, Ubaíra, Cravolândia e Presidente Tancredo Neves. O verão, 2018/2019 é considerado uma dos mais secos já registrados.

Toda essa estiagem tem relação com as mudanças climáticas, em fevereiro o NOAA confirmou a existência de um novo episódio do fenômeno El Niño, costumeiro no início do verão. O El Niño é um fenômeno climático de escala global. Caracteriza-se pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico, predominantemente na sua faixa equatorial. Ocorre em intervalos médios de 4 anos. No Nordeste também ocorre diminuição das chuvas, sendo que no Sertão nordestino essa diminuição pode alcançar até 80% do total médio do período chuvoso.

Segundo Climatempo, as condições para formação de nuvens carregadas na Bahia estão favoráveis a partir desta terça-feira (19), o que deve ocasionar chuva, uma frente fria chega ao estado pela região Sul, na quarta-feira (20), ela deve se espalhar por grande parte do interior.