Educação de Ipiaú: Colégio de Gestão Compartilhada com a PM é referência no ensino público municipal

 

A Gestão Compartilhada com a Polícia Militar vem tornando a Escola Altino Cosme Cerqueira uma referência no ensino público do município de Ipiaú. A parceria foi estabelecida no início deste ano letivo e vem atendendo cerca de 480 alunos do 6º ao 9º ano.

O projeto foi implantado por meio da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do Major Jocevã Oliveira e tem uma metodologia pautada na disciplina, respeito e reconhecimento aos profissionais da educação, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, através da aquisição de habilidades e competências básicas.

A Prefeita Maria das Graças, que não tem medido esforços para tornar as escolas públicas do município tão eficientes quanto os particulares, ressalta que a gestão compartilhada vem trazendo uma série de mudanças que estão contribuindo significativamente na formação dos estudantes e irão melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

O Sistema de Ensino é desenvolvido através de uma equipe formada por policiais militares que atuam na escola, numa ação conjunta com toda a comunidade escolar. A ideia é que o aspecto disciplinar e a parte pedagógica, agindo em parceria com as famílias, criem uma base sólida através da qual grandes cidadãos e cidadãs serão formados. A parceria também envolve o Conselho Tutelar e uma equipe de psicólogos.

A estrutura física da escola envolve seis salas de aula que atendem 12 turmas, uma biblioteca funcionando em tempo integral e com um acervo muito interessante, quatro banheiros, pátios espaçosos, quadra poliesportiva e outros equipamentos. Os alunos contam com merenda de qualidade e praticam a coleta seletiva de resíduos no ambiente.

A direção do estabelecimento está a cargo da Professora Maria Consuelo Silva dos Santos, enquanto a professora Tania Borges se encarrega da biblioteca. Os bons resultados alcançados pela Escola Altino Cosme Cerqueira, tem permitido à unidade ser referência não só para Ipiaú, mas, para outras cidades da região. (José Américo Castro / Rahiana Costa / Dircom Prefeitura)

 

ipiauonline