E quando coisas que parecem simples se tornam preocupantes demais? Conheça a TAG, Transtorno de Ansiedade Generalizada

Todos nós já ficamos ansiosos diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. E quando todas as situações diárias se tornam preocupantes demais ?

Você já ouviu falar da Ansiedade Generalizada?

Esse perigoso tipo de ansiedade acontece quando todos esses sentimentos se misturam persistindo por longos períodos de tempo interferindo assim, nas atividades diárias.

A ansiedade passa de um “friozinho na barriga” para um avalanche de emoções!

O excesso de preocupação é o principal sintoma do Transtorno da Ansiedade Generalizada ou “TAG”, mas nem adianta abreviar esse nome gigante porque ela não vai diminuir, poderia ser mesmo simples assim! Na verdade , a TAG é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”.

Confira alguns fatores que podem aumentar o risco do transtorno de Ansiedade Generalizada:

Gênero:
Mais do que o dobro do número de casos de transtorno de ansiedade generalizada ocorre em mulheres, mudanças hormonais e maior exposição ao estresse, podem agravar esse quadro.

Trauma na infância:

As crianças que sofreram abuso ou algum tipo de trauma, ou que até mesmo testemunharam eventos traumáticos, estão em maior risco de desenvolver transtorno de ansiedade generalizada em algum momento da vida.

Doenças concomitantes:

Ter uma condição crônica de saúde ou doença grave, como o câncer, pode levar à constante preocupação com o futuro, ao tratamento e questões financeiras.

Genética:

O transtorno de ansiedade generalizada também pode estar no sangue. Mais de uma pessoa da mesma família pode apresentar esse distúrbio.

Abuso de substâncias:

Uso excessivo de drogas ou álcool pode piorar e até levar ao transtorno de ansiedade generalizada. A cafeína e a nicotina, presente no cigarro, também podem aumentar a ansiedade e conduzir o indivíduo à doença.

Alguns sintomas de ansiedade incluem:

•Dificuldade de concentração
•Fadiga
•Irritabilidade
•Problemas para adormecer ou para permanecer dormindo e um sono que raramente é revigorante e satisfatório

•Inquietação, geralmente ficando assustado com muita facilidade.

Além das preocupações e ansiedades, diversos sintomas físicos também podem se manifestar, incluindo tensão muscular (tremedeira, dores de cabeça) e problemas de estômago, como náusea ou diarreia.

Mesmo quando as pessoas com esse transtorno têm consciência de que suas preocupações ou medos são mais fortes do que o necessário, elas ainda têm dificuldade para controlar essas reações.
Embora seja difícil para alguém com ansiedade falar sobre seus sentimentos é necessário buscar ajuda de um especialista.Na próxima edição ,aqui no PTNNEWS, veja quais especialistas podem ajudar você.Confira também , algumas dicas que podem te ajudar a controlar a ansiedade.
Aguardem!