Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a pessoa idosa

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Todos os anos a data é marcada por eventos no mundo todo, visando mobilizar e sensibilizar a sociedade.

Segundo o último censo do IBGE, 11% da população do Paraná é idosa, número acima da média nacional. A Secretaria de Estado da Saúde  estabeleceu como prioridade nesta gestão a implementação da rede de atenção à saúde do idoso, para garantir o atendimento destas pessoas na sua integridade.

A caderneta de saúde do idoso, que é um importante instrumento de gestão, está presente em 60% dos municípios do Paraná. Ela permite que a equipe de Saúde da Família acompanhe a capacidade funcional do idoso e garanta o melhor atendimento quando ele precisar, inclusive se estiver em situação de violência.

“Muitas vezes a violência contra o idoso só é percebida quando ele chega ao serviço de saúde. Por isso, é essencial que a qualquer sinal de violação dos seus direitos sejam denunciados à autoridade competente, mesmo que o agressor seja um parenteou uma pessoa próxima”, explicou o chefe da divisão de saúde do idoso, Rubens Bendlin. De acordo com o Estatuto do Idoso, “quem sabe da agressão ao idoso e omite o fato às autoridades competentes também comete um crime”.

A violência se define como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança, que cause dano ou incômodo à pessoa idosa. De acordo com as denúncias feitas através do Disque Idoso Paraná, 36,5% são de agressões verbais, psicológicas e por uso de substâncias psicoativas, 27,5% – negligência/abandono, 16% – apropriação indébita, 6% – abusos/desrespeito/discriminação, 6% – cárcere privado, 3% – vulnerabilidade socioeconômica, 2,9% – ameaça de morte e 2,3% invasão de propriedade. O Disque Idoso foi criado em 2003 e atende pelo telefone 0800 41 0001.

Estima-se que em 2020, 14,2% da população brasileira será idosa. O artigo 46 no Estatuto do Idoso dispõe que “a política de atendimento ao idoso far-se-á por meio do conjunto de ações governamentais e não governamentais da União, Estados e municípios”. Mesmo com a conquista do Estatuto do Idoso, ainda são poucas as instituições que o defendem e o colocam em prática.

Neste Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, os Correios farão um lançamento nacional de um selo comemorativo para simbolizar a proteção, a solidariedade e o respeito às pessoas idosas. O selo retrata um casal de idosos protegidos por um guarda-chuva estampado com palavras de amor, respeito, dignidade e carinho. O selo custa R$ 1,10. Foram impressos 300 mil selos.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná