Dia Internacional de Combate à Homofobia é nesta terça-feira (17)

O Dia Internacional de Combate a Homofobia é celebrado nesta terça-feira (17). A data serve para marcar quando, em 1990, a população LGBTQIA+ deu um passo importante com o fim da classificação da homossexualidade como doença, segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.

O dia remete à luta contra o preconceito e a violência, e pela garantia dos direitos humanos e diversidade sexual. 

O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não incluiu perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero nos questionários. Pesquisas de organizações LGBTQIA+ estimam um número que em torno de 20 milhões de pessoas, cerca de 10% da população brasileira, se identificam como gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, entre outros.

De acordo com os dados de um levantamento feito pelo Colégio Notarial, 2.188 uniões homoafetivas foram registradas no Brasil, em 2021. O número representa uma alta de aproximadamente 2% em comparação ao ano anterior.

Violência

Ao mesmo em que cresce a população LGBTQIA+, a violência contra essas pessoas também aumenta. Ao longo de 2021, ao menos 300 pessoas perderam a vida para a violência LGBTfóbica no país, gerando um aumento de 8% em relação a 2020, mostra o relatório “Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil – 2021”, divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB).

O Brasil lidera o ranking de países que mais matam LGBTQIA+ com uma morte a cada 29 horas. Segundo o GGB, em 2021, os homossexuais masculinos voltaram a ocupar o primeiro lugar no ranking de assassinatos, veja os índices:

  • Homossexuais masculinos: 51% das mortes
  • Travestis e transexuais: 36,67% das mortes
  • Lésbicas: 4% das mortes
  • Bissexuais e homens trans: 1,33% das mortes

Além dessas mortes, houve registro de um assassinato de pessoa não binária e um de heterossexual, confundido com um gay. Os dados da pesquisa se baseiam em notícias publicadas nos meios de comunicação, que foram coletadas e analisadas pelo grupo.