Desafio de rede social leva centenas de jovens ao suicídio na Europa

63zlfyduwm_7cn0hx26gd_file

Um jogo na internet está causando preocupação na polícia da Rússia, por provocar sérios danos emocionais em seus praticantes. O jogo Blue Whale (Baleia Azul), feito de desafios em sequência, já é visto como uma das mais crueis atividades deste tipo, tendo possivelmente levado ao suicídio mais de cem jovens.

Após o suicídio de duas adolescentes, Yuilia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, de 16, as autoridades iniciaram uma investigação a respeito do jogo. As duas jovens saltaram de um prédio de 14 andares, em Ust-Ilimsk, na Sibéria, segundo informaram a Euronews e outros veículos europeus, com base no The Siberian Times.

O jovem Philip Budeikin, de 21 anos, foi detido, acusado de ser o líder do grupo que estimula a prática do jogo e do suicídio, por meio da rede social. A disseminação do jogo tem ocorrido por meio da Vkontakte, rede social russa que é similar ao Facebook. Antes da morte das duas adolescentes, uma outra, de 14 anos, se suicidou atirando-se na frente de veículos em circulação.

Em fevereiro, uma menina conhecida como Ekaterina, 15, ficou em estado grave depois de se atirar de um apartamento e cair em terreno coberto de neve, na cidade de Krasnoyarsk, região da Sibéria. A essência deste jogo perigoso é o cumprimento de uma série de tarefas, entre elas de automutilação, em que os jovens inscrevem letras, símbolos e palavras nos braços.

Um dos símbolos é o da Baleia Azul. Dentro de uma lavagem cerebral destruidora, os participantes não dormem, têm de assistir filmes de terror por horas, em uma rotina sufocante que lembra a do filme Laranja Mecânica, do diretor Santley Kubrick, sobre o romance de Anthony Burgess.

Quando chega o 50° dia, a instrução é para que os jogadores, já totalmente perturbados, acabem com a própria vida. Com isso, eles vencem o jogo. Neste mesmo perfil do Vkontakte, Yulia Konstantinova postou a palavra “End”, com uma fotografia de uma baleia azul, minutos antes de saltar do edifício. Fonte: R7.