Depressão: A Ferida Invisível

Já sentiu vontade de não viver?
58% SIM

42% NÃO
Esse foi o resultado da enquete aqui no Instagram do @newsptn, então a nossa equipe convidou uma profissional, Psicóloga Juliane Andrade pra falar sobre o assunto

A depressão já pode ser considerada como uma epidemia na atualidade, afirmação esta que assusta, mas, infelizmente os índices de pessoas acometidas por um quadro depressivo vêm tomando proporções preocupantes e aumentando diariamente. O desconhecimento, preconceitos, julgamentos e a falta de empatia para com o outro que está em estado agudo de sofrimento, são fatores que contribuíram muito para chegarmos a esta difícil realidade.
Quando falamos em depressão é sempre bom esclarecer que, não estamos falando em pessoas que estejam passando por momentos de tristeza, pois a tristeza é um sentimento inerente ao ser humano e qualquer pessoa pode se sentir triste de vez em quando. A depressão é uma doença clínica e que infelizmente muitas vezes pode ser FATAL, mas, apesar de se tornar tão comum, a depressão é uma doença complexa e cercada de estigmas. De simples, ela não tem nada, tudo na depressão tem o aspecto da complexidade humana.

Dica da Psicóloga: Para você que respondeu SIM na enquete do Instaram do  PTN NEWS.

        A sua dor pode parecer invisível para o outro e, até mesmo para seus familiares, sei que muitas vezes doí até mais que uma ferida exposta e mesmo que tudo pareça sem solução, lute mais uma vez e busque ajuda. Peça socorro. Lute por você, pela vida, pelos seus sonhos e acredite que apesar de todas as dificuldades, vale a pena viver.

           Para quem respondeu NÃO na enquete. Continue cuidando da sua maior riqueza que é a sua saúde mental e busque ajudar quem vai até você procurando ajuda, fique ao lado, escute e incentive a buscar um profissional.
E por fim, que sejamos seres humanos mais humanos, pois quando temos a oportunidade de ajudar a salvar uma vida consequentemente salvamos a Humanidade.

Psicóloga Juliane Andrade

CRP 03\IP17277

PTN NEWS